Defesa Karina 14Até o final do convênio a UEM terá contribuído na formação de 16 professores doutores de uma instituição federal da região Norte do país.

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da UEM, que desde o início da pandemia vem realizando as defesas de forma remota, reuniu a banca avaliadora da doutoranda Karina Rodrigues, para a primeira defesa o Doutorado Interinstitucional (Dinter) entre a Universidade Estadual de Maringá e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), evento que se deu no último dia 28, também de forma remota.

Em 2016, o PPE participou do edital para a abertura do referido Dinter, tendo o projeto aprovado pela Capes, visando qualificar professores da UNIR. A abertura do processo seletivo se deu em 2017 com a oferta de 16 vagas. Tanto a seleção dos alunos quanto as aulas ocorreram no Câmpus de Guajará-Mirim, localizado a 330 km de distância da sede daquela universidade, em Porto Velho.

Karina Rodrigues defendeu a tese “Política de Educação Linguística: aspectos históricos, realidade atual e possibilidades na formação de professores de Língua Portuguesa”, trabalho que contou com a orientação do professor Célio Juvenal Costa. A banca de defesa foi constituída, além do orientador, pelos professores Maria do Socorro Pessoa, da Universidade de Aveiro/Portugal, Maria Aparecida Crissi Knuppel, da Universidade Estadual do Centro Oeste, Renilson José Menegassi e Jani Alves da Silva Moreira da  UEM.

Por ser a primeira defesa do DINTER, algumas pessoas que desempenharam papel fundamental na implantação do projeto, foram convidadas a manifestarem-se.  Fizeram uso da palavra, por parte da UEM, o professor Mário Luiz Neves de Azevedo e as professoras Maria Cristina Gomes Machado, Solange Yagashi, Maria Luisa Furlan Costa e secretário do PPE Hugo Alex da Silva. Pela UNIR falaram o professor George Queiroga, diretor do câmpus de Guajará-Mirim, e o professor Edinaldo Flauzino de Matos, coordenador administrativo do programa.