624715-PNY7VN-824 cópia.jpg

Exercícios de pouco impacto, que trabalham a consciência corporal, a respiração, a coordenação motora, o equilíbrio e o alongamento são importantes para quem está acima dos 60 anos e podem atuar na diminuição do risco de depressão, doenças do coração, osteoporose, diabetes e alguns tipos de câncer

Bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), participam do projeto de extensão organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEC), intitulado “Unindo gerações a desenvolver ações de integração intergeracional no período de pandemia”. O objetivo é ampliar o acolhimento das pessoas idosas da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), durante o isolamento social devido à COvid-19.

Os petianos, como são conhecidos os bolsistas, elaboraram uma metodologia de gravação de vídeos para atender a uma agenda semanal. Os vídeos contêm sugestões de exercícios físicos (com e sem materiais), ocupação do tempo de lazer, nutrição, experiência com filmes, entre outros cuidados essenciais para manter-se ativo, em casa.

A tutora, Larissa Lara, do Departamento de Educação Física, explica que os exercícios são elaborados para serem realizados com os recursos disponíveis em casa. “A ideia é estimular os idosos a praticarem as atividades em suas residências e a se ocuparem no sentido de uma melhor qualificação desse tempo, cuidando melhor de seu próprio corpo. Os vídeos também têm característica geral que podem atender a outros grupos populacionais” explica Larissa.

Para a aluna Mylena Monteiro Costa, o projeto é uma oportunidade de aplicar a teoria à prática. “A experiência está sendo maravilhosa. Conseguimos colocar em prática o que aprendemos durante a graduação, oportunizando o enriquecendo da minha formação pessoal, acadêmica e profissional” esclarece a estudante.

“Adoro trabalhar com idosos. É um público que almejo em minha carreira profissional e, poder ajudá-los de alguma forma, em um momento como esse de pandemia que estamos passando, é enriquecedor!” conclui Mylena Costa.

Caso haja dúvidas, os alunos da Unati têm a sua disposição os contatos dos Petianos para esclarecimento de questões que possam surgir durante a apreciação dos vídeos. Professores do Departamento de Educação Física auxiliarão os petianos nesse contato e na resposta às dúvidas que surgirem, potencializando a rede de colaboradores.