NOTA DE ESCLARECIMENTO - HUM

Em decorrência de postagens em mídias sociais que remetem e colocam em xeque os princípios éticos e legais envolvendo a equipe de Enfermagem do HUM/UEM, vimos a público pontuar algumas questões.

Ressaltamos que as atividades desempenhadas pela nossa equipe de enfermagem, composta por técnicos e enfermeiros, somam 32 anos de trabalho árduo e ético praticados desde a inauguração do hospital. Não seria nesta hora, tão difícil para a nossa sociedade, que a visão que sempre tivemos de ser uma enfermagem que atua para o bem do paciente deixaria de ser o nosso foco, sem perder de vista o orgulho em ser UEM.

São anos dedicando horas na assistência direta ao paciente e muitas outras mais realizando escalas, dimensionamentos, redigindo documentos, elaborando treinamentos, procedimentos operacionais padrão, protocolos, ministrando cursos, buscando certificações e aperfeiçoando toda a equipe para assistência sempre prezando pela excelência e qualidade naquilo que mais nos importa: o paciente.

Não existe deformidade quando se tem um hospital inserido em um contexto universitário, no qual a formação de qualidade é prioridade. E esta realidade não é exclusividade do HUM, mas de todos os hospitais universitários do nosso Estado.

A fixação da carga horária da equipe de Enfermagem do HUM seguiu exatamente a regra estabelecida pela Lei Estadual nº. 18.131/2014, que determinou ao Agente Universitário investido no serviço público antes da entrada em vigor da Lei nº 17.382, de 06 de dezembro de 2012, o reestabelecimento da carga horária até então praticada.

O termo imoral, utilizado outrora para criticar o modelo adotado pelo HUM, fere todo o trabalho descrito acima realizado pela equipe de Enfermagem, composta por profissionais que trabalham pelo bem de todos e pela preservação de vidas. Historicamente, a enfermagem se apropria de princípios legais para exercer seu ofício, buscando o reconhecimento e a relevância do seu trabalho para com o indivíduo.

Em tempos de pandemia, no qual emergem exemplos nacionais e internacionais de valorização do profissional da enfermagem, afirmamos que vamos continuar lutando pela ética que baliza nossa profissão, tornando-a cada vez mais digna e essencial para a saúde de toda a população.

Sigamos avante!!