lançamento Eduem

Obra, lançada pela Eduem, é fruto do trabalho de 23 pesquisadores

Um livro que visa a colaborar para a construção de um conceito mais humanista e abrangente da educação infantil, de forma a contribuir para a formação inicial e continuada de profissionais desta área, em cursos de graduação, extensão e pós-graduação.

Com esta proposta, as professsoras Lucinéia Maria Lazaretti, Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais e Maria Eunice França Volsi organizaram o livro “Educação infantil em debate: desafios políticos e pedagógicos”, recém-lançado pela Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem).

Lucinéia é professora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), enquanto Luciana e Maria Eunice são professoras do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) da UEM.

As três também têm participação na obra, ao lado de outros 20 profissionais atuantes em diferentes grupos de pesquisa na área da Educação. São pesquisadores da UEM, das universidades estaduais de Londrina (UEL), estadual Paulista (Unesp), Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Todos são envolvidos em ações formativas e articulados com o Fórum de Educação Infantil do Paraná (Feipar).

Em 11 capítulos, o livro, dividido em duas partes, traz reflexões, análises e aprofundamentos teóricos e metodológicos destes autores. A primeira parte da publicação é dedicada aos aspectos políticos da Educação Infantil e a segunda aborda as experiências vivenciadas em processos formativos em rede, “cuja tessitura ancora-se na perspectiva histórico-cultural e no materialismo dialético”, enfatiza a professora Jaqueline Pasuch, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), ao escrever o prefácio.

Em resumo, a obra é fruto coletivo de um trabalho coletivo e militante de colegas integrantes do Feipar, especialmente do Grupo de Trabalho Pirapó, juntamente com outros GTs do mesmo Fórum.

O alcance das ações de pesquisa e extensão desenvolvidas por estes pesquisadores, mobilizados em torno de temáticas afetas à primeira etapa da educação básica, envolve em torno de 250 profissionais de diversos municípios da região noroeste paranaense, além de estudantes do curso de Pedagogia e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM.

O livro pode ser baixado gratuitamente. O leitor precisa fazer download e abrir com o programa Adobe Digital Editions. A Eduem reforça o convite a todos para conhecer outros livros disponíveis para download na página da livraria.

Relembrando que a livraria da Eduem colocou mais de 40 títulos disponíveis para download, que podem ser baixados gratuitamente. As obras estão em ePub e PDF. Para ter acesso basta clicar neste link. Dúvidas sobre vendas e estoque, somente por e-mail: mkt-eduem@uem.br ou livrariaeduem@uem.br.