lab saude2

O encontro ocorreu nesta segunda-feira, na Unicesumar, e reuniu os parceiros na implementação do projeto, criado com intuito de fortalecer o desenvolvimento territorial

Com a participação do reitor e do vice-reitor da UEM, Julio César Damasceno e Ricardo Dias Silva, respectivamente, e de outros representantes da Universidade, foi realizada, hoje (9/3), uma reunião para tratar a institucionalização do Laboratório de Inovação em Saúde. O encontro ocorreu na sala de reuniões Bloco 6 da Unicesumar.

A iniciativa vem sendo debatida desde maio do ano passado na UEM, a partir de demandas da 15ª Regional de Saúde, e com o intuito de fortalecer o desenvolvimento territorial na área da saúde, por meio de trabalho colaborativo.

Dias Silva destaca que o desenvolvimento territorial tem sido um dos focos principais das políticas institucionais da UEM e que a questão da saúde sendo vinha levantada nas reuniões com da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e nas conferências da saúde organizadas pela 15a Regional.

“O problema foi trazido para a UEM, que já estava desenvolvendo o projeto da unidade mista de desenvolvimento territorial. Posteriormente, novos parceiros se somaram ao projeto, dentre estes, as instituições privadas de ensino como a Unicesumar e Uningá”, comenta o vice-reitor.

Em junho do ano passado, se deu a primeira reunião de trabalho do Laboratório de Inovação em Saúde. Na época, o chefe da 15ª Regional de Saúde do Paraná, Ederlei Alkamin, salientou que o projeto do laboratório visa reordenar custos e serviços, além de “potencializar o que está dando certo.

lab saúde

Durante a reunião, a coordenadora do curso de Enfermagem da UEM, apresentou o histórico do Laboratório

Dentre as questões debatidas hoje estavam a definição da natureza jurídica do Laboratório e a organização do evento que vai marcar a assinatura do termo de cooperação entre os parceiros. A assinatura está agendada para o dia 26 de março, às 8h30, no auditório do Bloco B-33, no câmpus sede da UEM.