boy wearing blue and red hooded top 1170894

Evento ocorre em dois dias no câmpus sede da UEM, no bloco H-12

O “Ciclo de Debates sobre infâncias, diversidade e enfrentamento do racismo: o papel da Educação Social” ocorre quinta (5) e sexta-feira (6), gratuitamente, na sala 15 do Bloco H-12 do câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Quem ainda não se inscreveu pode fazê-lo na hora, se houver vagas.

O evento começa amanhã (5), às 19h, com apresentação cultural. Na sequência, mesa-redonda com o tema “Enfrentando o racismo”, com mediação da professora Verônica Regina Müller (UEM). Os subtemas serão: “Imigrantes na Região Metropolitana de Maringá: Expectativas e Realidades” (Ronelson Furtado, presidente da Associação dos Estrangeiros Residentes na Região Metropolitana de Maringá); “Trajetórias de uma Haitiana no Brasil” (Etana Jenalouis, imigrante haitiana); “Racismo na educação: Políticas e Propostas Educacionais de Enfrentamento” (Delton Aparecido Felipe, professor da UEM).

Na sexta (6), das 8h às 12h, haverá apresentação cultural e a mesa-redonda “Discutindo infâncias e diversidade e educação social”, mediada por Ercilia Maria Angeli Teixeira de Paula (UEM). Os assuntos serão: “Infâncias de crianças ribeirinhas no contexto de fronteiras” (Cleia Renata Teixeira de Souza, professora da Universidade Federal do Mato Grosso); “Paulo Freire e a infância das crianças de classes populares” (Franciele Clara Peloso, professora da Universidade Federal Tecnológica do Paraná); e “Pedagogias de gênero e sexualidade: contribuições da mídia para a formação docente” (Fabiane Freire Franca, professora da Universidade Estadual do Paraná).