2020 03 03 Estudantes Indigenas 3

Novos estudantes recebem boas-vindas de docentes, membros da Cuia e pró-reitora de Ensino

Novos alunos indígenas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão sendo integrados à vida acadêmica nesta semana. Aprovados no 19º Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, realizado em novembro, cinco homens e uma mulher matricularam-se em seis cursos de graduação. As aulas começarão em 6 de abril.

Os estudantes indígenas que ingressam em 2020 são: Adriane de Lima Rodrigues (etnia Guarani, curso de Pedagogia), Douglas Kykunh Silva Vieira (Kaingang, Enfermagem), Elvis Elan de Oliveira (Guarani, Medicina), Erivelto Cabral (Ñandeva, Direito), Sandro Ren Rej Lucas (Kaingang, História em Ivaiporã-PR) e Weslle Soghi Moraes Silva (Kaingang, Matemática).

2020 03 03 Estudantes Indigenas 2

Da esquerda: Érica Fernandes Alves, Douglas Kykunh Silva Vieira, Eliane Domingues e Hélcius Batista Pereira

2020 03 03 Estudantes Indigenas 8

Erivelto Cabral vai cursar Direito na UEM a partir de abril

Ontem (2), o grupo foi recepcionado pelos professores da UEM e membros da Comissão Universidade para os Índios (Cuia) Érica Fernandes Alves, Eliane Domingues e Hélcius Batista Pereira, além de Edson Roberto Arpini Miguel, professor do Departamento de Medicina da UEM, e Alexandra de Oliveira Abdala Cousin, pró-reitora de Ensino da UEM.

De acordo com dados da universidade, até 2019 havia 55 alunos indígenas na UEM, dos quais nove estão se formando agora e se juntam aos 15 já graduados anteriormente. “Dentre todas as universidades do Paraná, atualmente a UEM é a com o maior número de estudantes indígenas”, declara Pereira.