as duas bolsas

O prazo termina no dia 16 de abril e as inscrições são aceitas apenas pela Internet

Têm início, nesta segunda-feira (2), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o prazo de inscrições para a seleção de estudantes interessados às bolsas oferecidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), ciclo 2020/2021.

A data final para fazer a inscrição, aceita somente pela Internet, é 16 de abril. Para a bolsa Pibiti, entre outras exigências, o candidato precisa estar regularmente matriculado em um curso de graduação na UEM, não ter mais que três reprovações no ano letivo anterior e, entre outras exigências, não participar concomitantemente em mais de um processo de seleção de projeto de iniciação científica ou tecnológica, com ou sem bolsa.

A submissão (envio) dos projetos para a obtenção das duas modalidades de bolsa deverá ser feita pelo orientador, observando os passos descritos nos editais nº 004/2020 - PPG (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação) no caso do Pibiti e nº 001/2020 - PPG - PES no caso do Pibic.

O resultado com os nomes dos selecionados será divulgado até julho de 2020, afixado no mural da PPG e do Núcleo de Inovação Tecnológica da UEM e publicado no site da pró-reitoria e do NIT.

O edital traz algumas novidades. Uma delas é que os pesquisadores(as) que foram beneficiados por auxílio licença maternidade ou licença adotante no período de análise da pontuação, ganharam um ano a mais na avaliação da contagem do Currículo Lattes para cada licença.

O (a) candidato(a) a orientador(a) não é mais obrigado a participar ou liderar grupo de pesquisa. Outra principal novidade é que caso escolha aluno(a) formando(a), o(a) orientador(a) deve enviar um termo de compromisso em que assume a responsabilidade pela substituição do(a) formando(a) no prazo estipulado.

Pibic

Entre outros requisitos, o candidato à bolsa Pibic deve estar regulamente matriculado e cursando graduação; não ter mais de três reprovações no ano anterior, ser selecionado e indicado pelo orientador; não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa; não participar, concomitantemente, em mais de um projeto de iniciação científica ou tecnológica, com ou sem bolsa; e possuir Currículo Lattes atualizado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A previsão é que o resultado final da seleção seja conhecido até o dia 22 de junho. Ele será afixado em mural na PPG e divulgado no site da pró-reitoria. Os detalhes estão no Edital 001/2020 - PPG - PES.

Tanto no edital do Pibiti quanto no do Pibic existem outras instruções, como os requisitos essenciais e compromissos para o orientador e coorientador, os requisitos mínimos para o estudante, as obrigações do bolsista, e os requisitos essenciais para a elaboração do projeto.

Uma quantidade das bolsas são bancadas pela UEM e outra parte pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a Fundação Araucária, uma agência de fomento à pesquisa ligada à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. O CNPq está ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Outras informações sobre a seleção podem ser obtidas no site da PPG, na própria Pró-Reitoria, pelo telefone 3218-4101, ou no site do NIT e, ainda, diretamente na sede do Núcleo de Inovação Tecnológica, pelo telefone (44) 3011-3861.