image imprensa

Inscrições estão abertas e podem ser feitas pela Internet

Um curso e uma aula magna são dois eventos organizados, para março, pelo Programa de Pós Graduação em Educação para Ciência e Matemática (PCM), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a serem ministrados, respectivamente, pelas professoras Patrícia Montanari Giraldi, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Maria José Pereira Monteiro de Almeida, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Previsto para os dias 9 e 10 de março, das 14 às 18 horas, o curso "Contribuição da Análise de Discurso franco-brasileira para a pesquisa em Educação em Ciências", com inscrições abertas, ocorrerá no anfiteatro Adelbar Sampaio, bloco F-67, câmpus sede.

Graduada em licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), Patrícia tem mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa.

É professora adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada ao Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino (MEN). Ela atua no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e está credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), orientando mestrados e doutorados. Patrícia também atua como pesquisadora junto ao grupo de pesquisa DICITE (Discursos da Ciência e Tecnologia na Educação) desde 2004. É líder do grupo de pesquisa Literaciências.

Curso 2020 Patrícia Giraldi

A aula magna do PCM será no dia 12 de março, no mesmo auditório do F-67, a partir das 16 horas. A professora Maria José se graduou em licenciatura em Física na Universidade de São Paulo (USP), fez mestrado em Psicologia, doutorado e pós-doutorado em Ciência.

Docente do programa de Pós-graduação em Educação e do Programa Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática na Unicamp, atuou em disciplinas da Licenciatura e Pedagogia na mesma Universidade, tendo antes lecionado no ensino médio e trabalhado na Fundação Brasileira Para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências.

Foi coordenadora do grupo de estudo e pesquisa em Ciência e Ensino - gepCE desde a sua fundação, em 1995, até 2013, e líder desse grupo de 2014 a 2019. É Livre Docente e Titular em Metodologia de Ensino: Física na Unicamp.

As inscrições para a aula magna, gratuitas, também estão abertas. Outras informações sobre os dois eventos no site ou pelos telefones (44) 3011-4826 e 3011-4827.