fb card

Na listagem das Universidades de Economias Emergentes, Estadual de Maringá tem seu melhor desempenho em quatro anos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) evoluiu em sua posição relativa no Ranking das Universidades de Economias Emergentes da Times Higher Education (THE), atingindo sua melhor marca desde 2017, o primeiro ano que participou da lista. Agora em 2020, ocupa a 401ª posição de um total de 533 universidades de 47 países. Das universidades brasileiras, a UEM aparece como a 36ª.

“Apesar das dificuldades que as universidades brasileiras atravessam, continuamos podendo ser caracterizados como uma universidade de pesquisa”, aponta João Marcelo Crubellate, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Ele afirma isso já que o ranking dá grande destaque às pesquisas – 50% da pontuação de cada universidade no THE é formada por sua produção intelectual e citação de terceiros. Para compor a nota final também há análise dos critérios de Ensino, Parcerias com Indústrias e Visibilidade Internacional.

“O ranking mostra que estamos no caminho correto. Mas, mostra também que temos muito a fazer, porque há itens da vida acadêmica e científica que podemos evoluir bastante, por exemplo atratividade de estudantes e pesquisadores internacionais, além de qualificação do corpo docente, que é elevadíssima, fora do país”.

Veja a evolução da UEM no ranking na tabela abaixo

Ranking: Universidades de Economias Emergentes da Times Higher Education
  2017 2018 2019 2020
Países participantes 41 42 43 47
Universidades participantes 300 378 442 533
UEM (posição absoluta) 251ª 351ª 351ª 401ª
UEM (posição relativa*) 83,6 92,8 79,4 75
*caso em todos os anos houvesse o mesmo total de universidades (número hipotético de 100), a UEM ocuparia as posições mencionadas.