Palestra com a Profa. Maria Paula Jacobucci

A integração entre o curso e a Secretaria de Saúde oportuniza estágio supervisionado aos acadêmicos

Alunos do quinto ano de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá participaram, no dia 17 de fevereiro, de uma palestra proferida pela professora Maria Paula Jacobucci Botelho para discutir a importância da prevenção de acidentes com material biológico e os cuidados com o Coronavírus.

Após a conferência, no anfiteatro Yashiaki Fukushigue, do Bloco E-90, câmpus da UEM, várias dúvidas foram sanadas visando preparar melhor os acadêmicos para uma atuação mais consciente e responsável em relação às doenças transmissíveis como o HIV, hepatite, sífilis e coronavírus.

O evento proporcionou uma maior aproximação entre os estudantes, preceptores de estágio, secretaria de saúde e coordenação, melhorando a comunicação e a troca de experiências.

“A integração entre a Secretaria de Saúde de Maringá e o curso de Odontologia da UEM é de longa data, desde 1994, ou seja, de mais de 25 anos. Esta oportuniza os estágios supervisionados, tão importantes para a vivência dos acadêmicos no mundo do trabalho no SUS [Sistema Único de Saúde] e ao mesmo tempo contribui para a melhoria da saúde bucal da população de Maringá", destaca a professora Mitsue Fujimaki, do Departamento de Odontologia.

No currículo de graduação em Odontologia da UEM, os acadêmicos do 5º ano cumprem 760 horas de estágio supervisionado, dentre as quais realizam atendimento na atenção primária nos municípios de Maringá e Marialva, sendo este um dos diferenciais do curso de Odontologia da UEM.

Também participaram da palestra os preceptores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Ney Braga, Requião, Vardelina e Parigot de Souza; representantes da Secretaria de Saúde de Maringá; e de profissionais do setor de urgência da Clínica Odontológica da UEM.