usf 2020 seti

Seti investe R$ 6,3 milhões em projetos desenvolvidos em cidades com baixo IDH

A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), vai investir R$ 6.359.700,00 em 85 projetos de extensão em municípios do Paraná, por meio do Programa Universidade Sem Fronteiras (USF). O programa atendeu, em 2018, 361 municípios, beneficiando cerca de 300 mil pessoas no Estado.

A abertura do prazo para a apresentação de propostas para os subprogramas (Promoção a Saúde; Agricultura Familiar e Agroecologia; Educação; Inclusão e Direitos Sociais; Inovação Social e Diversidade Cultural) iniciou ontem (10) e vai até 9 de março. Para acessar o edital, clique aqui.

Criado em 2010, por meio da Lei Estadual 16.643, o USF prioriza o financiamento de projetos executados em áreas estratégicas que privilegiam os municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), bem como áreas de pobreza das periferias das cidades paranaenses.

As ações do USF também visam o desenvolvimento da extensão, articulada ao ensino e à pesquisa da capacitação e da produção tecnológica, cultural e da promoção social, voltadas para inovação e a melhoria da qualidade de vida.

“Com este edital pretendemos renovar os projetos e ações que serão desenvolvidos em 2020 e realizados por meio da cooperação entre a comunidade, universidades e demais parceiros. Também queremos garantir a continuidade do investimento na extensão universitária como política pública”, afirma a coordenadora do Programa Universidade Sem Fronteiras, Sandra Cristina Ferreira.

Professores de instituições de ensino superior públicas ou privadas podem inscrever projetos nas áreas correspondentes a cada subprograma.

*Com informações da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).