Divulgacao PCV

Rodrigo Kawamoto conquista bolsa e fica seis semanas em Berlim

Rodrigo Yukio Mizote Kawamoto, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PCV) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está em Berlim, capital da Alemanha. Como bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD, em alemão), ficará na Europa em janeiro e fevereiro.

Kawamoto, graduado em Engenharia Civil também pela UEM, está fazendo um curso de língua e cultura alemãs no Instituto de Comunicação Internacional em cooperação com a Universidade Técnica de Wildau. Além das aulas do idioma e de uma prova de proficiência, ele passará por excursões guiadas para as cidades de Hamburgo e Potsdam.

Na UEM, o mestrando pesquisa sobre simulação numérica computacional de estruturas aporticadas com não linearidade. Orientado pelo professor Luiz Antonio Farani de Souza, o estudo “tem como objetivo desenvolver algoritmos para a resolução de problemas estruturais não lineares, buscando-se diminuir o tempo de resposta e o custo computacional exigidos nesses problemas”.