2019 12 18 Curso de Ingles para Militares ILG 4

Professora Regina Félix (foto), do ILG da UEM, responsável pela turma, foi homenageada

Um almoço de confraternização marcou o encerramento do ano letivo para a primeira turma de policiais militares matriculados no curso de inglês oferecido pelo Instituto de Línguas (ILG) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O curso é fruto de uma parceria entre a UEM e o 4º BPM (Batalhão da Polícia Militar) e tem o objetivo de promover a integração entre a Universidade e a PM, além de desenvolver a capacitação dos militares estaduais.

Iniciada há pouco mais de dois meses, essa primeira turma reúne 16 policiais do 4º BPM e bombeiros ligados ao 5º Grupamento. Para 2020, existe a expectativa de o projeto ser expandido.

À época do início das aulas, em outubro, o major Ademir Fonseca disse que o projeto com a UEM agregava valores aos profissionais, melhorando a qualidade e o desempenho deles. Chefe do ILG naquela ocasião, Cristina Mott Fernandez relembrou o bom resultado de outras parcerias do Instituto com a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) e o Hospital Universitário.

2019 12 18 Curso de Ingles para Militares ILG 2

Confraternização marcou o encerramento do ano letivo do curso

Vale ressaltar, ainda, que devido ao expressivo movimento imigratório no Brasil, incluindo Maringá, atualmente é mais comum encontrar estrangeiros em uma ocorrência, o que exige dos militares capacidade para saber lidar com situações dessa natureza.

Participaram do almoço de confraternização, no último dia 4 de dezembro, além dos alunos, o chefe do ILG, Adriano Steffller; a coordenadora pedagógica do Instituto, Elvira Mimeo Ganassin; a chefe do Departamento de Letras Modernas (DLM) da UEM, Josimayre Novelli; o tenente-coronel Ademar Carlos Paschoal, comandante do 4º BPM, e a professora Regina Félix, do ILG, responsável pela turma.

Durante o evento, Regina, graduada em Letras-Inglês pela Universidade Estadual de Maringá, foi homenageada pelo comando do 4º BPM com o Brasão da Unidade, em agradecimento ao apoio dado à Polícia Militar.

Símbolo oficial representativo da corporação, o Brasão é usado sobreposto aos documentos, fardamentos, viaturas, embarcações, aeronaves e aquartelamentos, visando identificar seus portadores como legítimos representantes do Estado.