2019 12 18 Plano de GeoConservação

Da esquerda: Neurides Martins, Edison Fortes, Susana Volkmer e prefeita Helena Bertoco

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é uma das instituições que contribuíram com a elaboração do Plano de Geoconservação do Sítio Paleontológico de Cruzeiro do Oeste, cidade onde foi descoberto o primeiro dinossauro paranaense, o Vespersaurus paranaensis.

O plano já está nas mãos da prefeita de Cruzeiro, Maria Helena Bertoco Rodrigues. De acordo com Edison Fortes, coordenador-geral do Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente (Gema) da UEM, o documento “é um dos requisitos legais para proteger o sítio contra roubo, tráfico e depredação”. O pesquisador explica que o plano também “estabelece diretrizes para escavações e armazenamento dos fósseis, bem como estimula a educação patrimonial e as práticas turísticas”.

Na entrega do plano de geoconservação à prefeita, que o recebeu na semana anterior na prefeitura, além de Fortes estiveram presentes Neurides de Oliveira Martins, historiadora e diretora do Museu de Paleontologia de Cruzeiro, e Susana Volkmer, professora do Departamento de Geografia da UEM e coordenadora do Termo de Cooperação Técnica entre o município e a UEM.

O acordo, firmado em 2015, prevê a participação da UEM, representada por professores-pesquisadores do Gema e do Museu de Geologia. A atuação está voltada a suporte técnico, pesquisa e prospecção do jazigo fossilífero de Cruzeiro do Oeste. Além da descoberta do dinossauro, os trabalhos já resultaram no encontro de novas espécies de pterossauros, répteis voadores extintos.