foto cecilia 01 2019

Cecilia Tamborindeguy (de branco) em visita ao câmpus de Umuarama da UEM

A uruguaia Cecilia Tamborindeguy, professora do Departamento de Entomologia da Texas A&M University, nos Estados Unidos, está passando esta semana na Universidade Estadual de Maringá (UEM), trazendo conhecimentos a professores, alunos de Ciências Agrárias e convidados. Hoje (12), às 14h, mais um compromisso: ministrará palestra no Anfiteatro 2 do Bloco J-45 do câmpus sede.

Neste encontro de hoje, chamado de 1º Workshop Internacional dos Programas de Pós-Graduação em Agronomia do Paraná, falará sobre as experiências vividas no Programa de Pós-Graduação em Entomologia da Texas A&M. Ela é engenheira agrônoma e mestre e doutora em Biotecnologia de Plantas.

Na segunda e terça-feira (9 e 10), Tamborindeguy ministrou em inglês a disciplina Molecular tools for using insect-plant disease-vectors, no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGA) da UEM. Além do PGA, o Centro de Ciências Agrárias (CCA) colabora com a vinda dela, que ontem (11) abordou suas pesquisas voltadas a vetor de doenças de plantas para alunos de graduação e pós de Umuarama (PR). Um de seus artigos científicos pode ser lido aqui.

foto cecilia 02 2019

Programa de Pós-Graduação em Agronomia recebe disciplina concentrada da docente dos EUA

Programação de hoje (12)

Às 14h, no Anfiteatro 2 do Bloco J-45: abertura com presença do reitor da UEM, Julio César Damasceno, e o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Natalino Avance de Souza.

Na sequência haverá palestra de Tamborindeguy. Depois, palestra de Souza sobre “Os problemas na agricultura no Paraná que os Programas poderiam auxiliar” e de Marcos Rafael Nanni, coordenador do PGA e docente do Departamento de Agronomia da UEM, sobre “Avaliação e autoavaliação dos Programas”.

Por fim, haverá falas de professores coordenadores e discussão das estratégias de ações conjuntas dos Programas de Pós-Graduação para os próximos anos.