2019 11 27 Airton Fernandes Santana de Oliveira2 3 1

Ele ajudou a coordenar um estudo inédito no Brasil sobre as práticas de esporte do brasileiro; evento, às 14 horas, será na UEM

O professor Ailton Fernando Santana de Oliveira, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), um dos coordenadores do projeto "Diagnostico do Esporte no Brasil", pesquisa feita pelo Ministério do Esporte para mapear a realidade do Esporte Brasileiro, vai fazer palestra, nesta quinta-feira (28), às 14 horas, bloco H-12, câmpus da Universidade Estadual de Maringá.

A palestra "Ferramentas para o diagnóstico e avaliação de desempenho em políticas públicas no esporte" é um evento promovido pelo Departamento de Educação Física da UEM, Rede Cedes/Paraná, Conselho Municipal de Esportes e Lazer e pela Secretaria de Esportes e Lazer.

Vale dizer que o projeto do qual Oliveira ajudou a coordendar, conhecido por Diesporte, foi lançado em 2015 visando mapear a relação dos brasileiros com a prática de atividade física. À época, o Ministério do Esporte informou que o estudo seria uma ferramenta imprescindível para nortear as políticas públicas e subsidiar as entidades que trabalham com a prática esportiva no Brasil.

Segundo o professor Decio Calegari, do Departamento de Educação Física (DEF) da UEM, e coordenador do evento, "a proposta da palestra é identificarmos aspectos e ferramentas que nos permitam avaliar as políticas públicas de esporte adotadas por Maringá, uma vez que os investimentos cresceram exponencialmente na atual gestão".

PALESTRA AILTON

Para o secretário de Esportes de Maringá, Valmir Augusto Fassina, o investimento no esporte resgatou a dignidade e a vocação esportiva da cidade. Na opinião dele, "a parceria com o Conselho Municipal de Esporte e Lazer e o Departamento de Educação Física da UEM nos permitirá identificar aspectos estratégicos que irão possibilitar a ampliação e a qualificação dos investimentos feitos na atual gestão".

A confirmação de presença na palestra do professor Ailton Oliveira pode ser feita na secretaria do DEF, bloco M-06, e-mail "drcadelegari@uem.br", ou ainda pelo telefone (44) 3011-4315. As vagas são limitadas.

Serviço

Palestra: "Ferramentas para o diagnóstico e avaliação de desempenho em políticas públicas no esporte"

Palestrante: Ailton Fernando Santana de Oliveira (UFS)

Data: 28/11/19