debateO debate será nesta segunda-feira e contará com a presença dos representantes da Universidade no Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial

As novas regulamentações sobre os loteamentos em terrenos contíguos ao perímetro urbano serão apresentadas e debatidas nesta segunda-feira, dia 28 de outubro, na Universidade Estadual de Maringá. O evento é aberto ao público interessado e será realizado às 19 horas, no auditório do Bloco C-67.

A urbanista Beatriz Fleury e Silva, professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, explica que o evento na UEM é um espaço para que as pessoas possam refletir sobre a cidade que querem. Não por acaso, ele ocorre um dia antes da Discussão preparatória à Conferência Pública, marcada para terça-feira, dia 29, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Maringá.

Lembrando que a proposta de lei que trata da regulamentação destes loteamentos será objeto desta discussão preparatória, a urbanista diz que o debate na Universidade é uma forma de ampliar o entendimento sobre o que representa a possibilidade de que lotes contíguos ao perímetro urbano sejam objeto de loteamento. E desta forma contribuir para que as discussões na Câmara tenham maior interesse e participação da população.

A promoção do evento é do escritório local do BR Cidades, um núcleo nascido em São Paulo e espalhado pelo Brasil todo, que reúne urbanistas, sociólogos, geógrafos e discute ações relativas ao urbanismo e temas sociais. Entre outras pautas estão sustentabilidade social, econômica e ambiental e combate a todo tipo de desigualdade.

Beatriz Fleury, que também é coordenadora do BR Cidades em Maringá, diz que convidou os representantes da UEM no Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial, os professores Tânia Verri e Jorge Ulisses Villalobos, participarão do evento na segunda-feira.