Tools

2019 10 10 Abertura EAIC EAEX EAEG 101740

Três eventos demonstram essência universitária e ocorrem em 10 e 11 de outubro

Nesta semana, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) está mais unida do que nunca! Ensino, Pesquisa e Extensão – que são a essência universitária – estão integrados em três eventos: 28º Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic), 2º Encontro Anual de Extensão Universitária (Eaex) e 1º Encontro Anual de Ensino de Graduação (Eaeg). A abertura oficial ocorreu ontem (10) à noite.

“O Eaeg dá visibilidade aos projetos e programas de ensino, promovendo a discussão do ensino de graduação. Há inúmeras outras ações que são desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Ensino, que precisam ser evidenciadas e valorizadas, principalmente em um momento de equívoco sobre a função social das universidades”, diz a pró-reitora de Ensino da UEM, Leila Pessôa Da Costa.

“Este evento marca a integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão. E o desenvolvimento humano passa por todas essas áreas. No novo mundo corporativo há desafios de integração, nossa sociedade não espera apenas bons profissionais com competência técnica, mas pessoas capazes de planejar um futuro a partir dos desafios presentes”, contextualiza Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM.

“O campo da iniciação científica é de grande relevância e uma das searas mais importantes de seleção para o sistema de pós-graduação. Com toda certeza, os achados nos trabalhos de iniciação científica são de interesse da humanidade toda e vêm a contribuir para o desenvolvimento dela”, discursa Clóves Cabreira Jobim, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM.

O vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva, aproveita a data de 10 de outubro, na qual completou um ano de gestão junto ao professor Julio César Damasceno (reitor), para falar sobre os avanços conquistados na universidade. “Com toda essa crise, mostramos que com uma boa gestão é possível avançar e inovar no enfrentamento dos problemas”. O vice-reitor também usou seu discurso público para enfatizar os esforços e discussões que vêm sendo feitos para que a UEM possa implantar cotas raciais em seus sistemas de vestibular.

As autoridades citadas anteriormente, e outras (da UEM e de fora), além de professores e estudantes, estiveram presentes na abertura oficial do Eaeg, Eaex e Eaic – este também engloba o 8º Encontro Anual de Iniciação Científica Junior (Eaic Jr). A solenidade ocorreu no Restaurante Universitário, no câmpus sede, e contou com apresentação de música instrumental com o grupo de jazz e música popular brasileira (MPB) da Diretoria de Cultura da UEM, composição de mesa principal e entrega de 21 prêmios para os autores dos melhores trabalhos de iniciação científica. Posteriormente, houve palestra sobre “Ciência e Inovação para uma Sociedade Sustentável”, ministrada por Tatiana Fiuza Dourado Bastos, gestora de inovação da Vlinder Consultoria.

 

2019 10 10 Abertura EAIC EAEX EAEG 101779

Prêmios são entregues a melhores pesquisas de iniciação científica

 

O que são os encontros anuais da UEM

 

Os três encontros anuais da UEM ocorrem em 10 e 11 de outubro. São formados por palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos e culturais. Para saber tudo sobre eles e ver as programações completas, clique nos links a seguir: Eaic/Eaic Jr, Eaex e Eaeg. O Eaic tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná.

De acordo com a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, o Eaex “é um evento de natureza multidisciplinar que congrega todas as áreas de conhecimento” e que permite mostrar que atualmente a instituição conta com cerca de 750 projetos, cursos e eventos de extensão universitária.

O Eaic iniciou em 1991 com participação de todas as universidades estaduais do Paraná e, até o ano passado, os universitários da UEM apresentaram por volta de 14 mil trabalhos. Desde 2015, a Estadual de Maringá promove seu próprio Encontro de Iniciação Científica. “O Eaic dissemina os conhecimentos adquiridos e os resultados obtidos pelos estudantes de graduação”, informa a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Iniciado em 2019, o Eaeg “fomenta a discussão do ensino de graduação, divulga os resultados dos trabalhos desenvolvidos e integra a comunidade acadêmica”, conforme esclarece a Pró-Reitoria de Ensino. Hoje há em andamento: 117 projetos de ensino, nove residências pedagógicas e 13 projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

 

2019 10 10 Abertura EAIC EAEX EAEG 101759

Membros da mesa de abertura fazem recepção a participantes do Eaic, Eaex e Eaeg

uem tv