2019 10 02 Estagio das Licenciaturas 7656

Visa-se construir documento que norteie o estágio e melhore formação dos universitários

Desde o ano passado, os cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Maringá (UEM) aprofundam suas discussões acerca de como é possível melhorar o estágio curricular obrigatório e supervisionado. Hoje (2), mais um debate foi feito, de modo que os professores de várias graduações pudessem trocar experiências entre si para que futuramente construam um documento norteador.

Na sala 5 da Biblioteca Central (BCE), os docentes discutiram sobre a etapa de observação do estágio. Além dela há outras duas: participação (auxílio ao docente, ambientação) e regência (lecionar, executar o processo de ensino do início ao fim) – podem ocorrer de forma separada ou concomitante. Depois da conversa, irão socializar as informações com seus pares e, em pelo menos um ano, construirão um documento único sobre como a UEM pratica os estágios.

“Todo aluno de licenciatura, desde sempre, vai para a escolar observar. Mas, o que significa? É sentar no fundo da sala de aula e olhar o professor passivamente? Ou é a análise da ação do professor a partir de alguns parâmetros teóricos?”, questiona Alessandra Wihby Fernandes, chefe da Divisão de Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Ensino da UEM, órgão que acredita que por meio de adequação do estágio de docência qualifica-se ainda mais a formação do licenciado.

“O estágio é extremamente importante, porque o aluno que faz licenciatura precisa passar pelos componentes curriculares para desenvolver habilidades e competências da atividade que irá exercer ao sair da graduação”, declara Fúlvia Eloá Maricato, coordenadora de Ciências Biológicas e presidente do Fórum das Licenciaturas, órgão assessor da Pró-Reitoria de Ensino da UEM. Conforme Maricato, alguns cursos da UEM estão com programas mais avançados, enquanto que outros precisam ser aprimorados, “respeitando a especificidade de cada curso”.

 

2019 10 02 Estagio das Licenciaturas 7718

Alessandra Wihby Fernandes, chefe da Divisão de Apoio Pedagógico

 

2019 10 02 Estagio das Licenciaturas 7743

Fúlvia Eloá Maricato, presidente do Fórum das Licenciaturas