seleção Biologia Comparada 1

Interessados poderão se inscrever em novembro; são 15 vagas para mestrado e 22 para doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada (PGB), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vai abrir, em novembro, prazo de inscrição para selecionar candidatos aos cursos de mestrado e doutorado em Biologia das Interações Orgânicas, turma 2020.

Tanto para o mestrado, com 15 vagas, quanto para o doutorado, com 22 vagas disponíveis, as inscrições serão aceitas de 4 a 22 de novembro, por meio de comunicação direta com o orientador e preenchimento de ficha de inscrição a ser entregue ao orientador.

De caráter interdisciplinar, o PGB é um Programa destinado a profissionais graduados no curso de Ciências Biológicas e áreas afins. A proposta é apresentar, de forma integrada, os diversos organismos e seus habitats, bem como os diferentes modos de examinar e tratar os seres vivos, ambientes e processos vitais.

Os professores são ligados ao Centro de Ciências Biológicas, lotados nos departamentos de Biologia; Biotecnologia, Genética e Biologia Celular; e Ciências Morfológicas da UEM, e ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste).

O PGB visa qualificar profissionalmente o biólogo nas diversas atividades previstas pelo Conselho Federal de Biologia, especialmente nas áreas de Botânica, Ecologia, Genética e Zoologia

Com área de concentração em Biologia das Interações Orgânicas, o Programa oferece duas linhas de pesquisa. Uma delas é a de Estrutura e função da diversidade orgânica, que reúne os projetos e docentes que tratam da diversidade e homologia de estruturas de células, tecidos, órgãos e sistemas, mecanismos geradores da diversidade e mantenedores da homologia, além dos processos de desenvolvimento embriológico em eucariotos.

A segunda linha de pesquisa é a de Estrutura e função das interações orgânicas (interação). Ela engloba os projetos e docentes que tratam dos mecanismos de interações órgão-organismo, organismo-organismo e organismo-meio ambiente, no processo evolutivo e nos processos de desenvolvimento e reprodução microbiológica, vegetal e animal.

Vale dizer que a Biologia Comparativa usa variação natural e disparidade para entender os padrões de vida em todos os níveis - dos genes às comunidades - e o papel crítico dos organismos nos ecossistemas.

Outras informações sobre o processo seletivo do PGB podem ser obtidas no site ou telefone (44) 3011-3720. O e-mail é "sec-pgb@uem.br". A secretaria do Programa fica no bloco G-80, sala 201.

Reportagem atualizada em 03/10/2019 às 10h18.