cotas raciais

Intenção é reforçar a defesa da causa, em tramitação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP)

Denominado "Professores Pró Cotas Raciais na UEM", um grupo de docentes da Universidade Estadual de Maringá está ocupando espaço em diversas instâncias de decisão colegiadas para explicar os motivos pelos quais considera urgente e necessária a ampliação das políticas afirmativas na UEM.

O grupo pediu à Reitoria que encaminhasse aos conselhos interdepartamentais dos centros; ao Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEP); e ao Conselho Universitário (COU) a solicitação de um espaço de 15 a 20 minutos nas próximas reuniões para que os professores pró cotas pudessem apresentar argumentos que atestam a necessidade da adoção das cotas raciais na UEM.

Ainda no requerimento, os professores requisitaram que o atendimento à solicitação componha uma política mais ampla da atual gestão da UEM no sentido de fomentar o debate sobre as Cotas Raciais na instituição.

"Entendemos que é uma responsabilidade institucional da administração garantir que, nas mais diversas instâncias da Universidade, e, nos variados canais de comunicação oficial da instituição, esse assunto seja pautado e discutido antes de sua deliberação nos colegiados superiores", relata o requerimento.

Em ofício circular expedido no último dia 21 de agosto, atendendo ao requerimento, o vice-reitor Ricardo Dias Silva pede aos conselhos interdepartamentais o espaço requerido pelo grupo pró cotas raciais.

Os docentes integrantes do grupo são os professores Marivânia  Araújo, Carla Almeida, Hilton Costa, Simone Dourado, Meire Mathias e Zuleika de Paula Bueno (Departamento de Ciênciais Sociais/DCS), Isabel Cristina Rodrigues e Delton Aparecido Felipe e (Departamento de História/DHI) e Josiane Oliveira (Departamento de Administração).

As professoras ou professores que desejarem se somar ao grupo devem entrar em contato pelos e-mails professoresprocotasuem@gmail.com , carlaalm@uol.com.br e marivaniaaraujo@yahoo.com.br . Até início de novembro, 52 docentes de vários departamentos já participavam.

Cronograma

– 20 de novembro de 2019, às 14h: votação, no CEP, sobre aprovação ou não da implantação e regulamentação do Sistema de Cotas Raciais na UEM. Local: Auditório 13 do Departamento de Economia (Bloco C-34 da UEM).