Cartaz revistado

O EAIC e o EAIC Junior reúnem bolsistas de iniciação científica que compartilham resultados de suas pesquisas

Começam, na próxima segunda-feira (1º), na Universidade Estadual de Maringá, as inscrições para o 28º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) e o 8º EAIC Júnior, que, neste ano, em 2019, terão como tema central a “Ciência e Inovação para uma Sociedade Sustentável”.

As inscrições serão aceitas somente pela Internet, a partir das 8 horas do dia 1º de julho, quando o site estará totalmente habilitado para efetuar o trabalho. O prazo termina no dia 31 de julho.

O Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) é um evento de natureza multidisciplinar, ou seja, que reúne experiências em várias disciplinas em busca de um objetivo comum.

Durante o evento, estudantes apresentam os resultados obtidos nos trabalhos de iniciação científica, com o objetivo de disseminar os aprendizados adquiridos no decorrer de suas pesquisas.

Embora seja direcionado aos acadêmicos da UEM, o Encontro aceita trabalhos e ouvintes de outras instituições de ensino superior do Paraná.

Na avaliação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da UEM, organizadora do EAIC e do EAIC Júnior, eventos desta natureza têm a preocupação básica de formar muito mais que técnicos em áreas específicas, mas principalmente cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

E ainda segundo a PPG, a expectativa é que estes cidadãos contribuam para a disseminação da igualdade de raça e gênero e sobretudo da honestidade no desenvolvimento de suas atividades acadêmicas.

Os eventos contam, na realização, com a participação de avaliadores do comitê externo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de diversas regiões do Brasil. Os avaliadores são responsáveis pela apreciação dos programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica.

Os trabalhos que serão apresentados nos dois eventos são resultantes de vários programas de iniciação científica, como o Pibic/CNPq-FA-UEM; PIBIC-AF-IS/CNPq-FA; IC Balcão/CNPq; PIC (sem bolsa) e o Pibic Ensino Médio, todos vinculados a projetos de pesquisa de pesquisadores/orientadores da UEM.

A programação do EAIC e do EAIC Junior será composta de mesas-temáticas, tendo como tema central “Ciência e Inovação para uma Sociedade Sustentável”, e sessões de comunicações orais e de paineis.

A solenidade de abertura terá início às 20 horas, no dia 10 de outubro, no Restaurante Universitário. Os eventos serão encerrados no dia 11 de outubro. Para outras informações, acesse o site do evento. O e-mail é "sec-pes@uem.br" e o telefone (44) 3011-4569.