PHOTO 2

Inscrições ocorrerão em julho e evento discutirá aspectos sobre a ciência dos fósseis de animais e vegetais do passado

A partir do dia 1º de julho, a Universidade Estadual de Maringá vai iniciar as inscrições para o curso de extensão em "Paleontologia básica: conceitos, técnicas e desafios contemporâneos", que, pelo quarto ano, será oferecido na cidade pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da UEM.

Vale dizer que a Paleontologia estuda os animais e vegetais que viveram no passado, por meio dos fósseis, onde esta ciência busca informações como a idade, condições de vida e morte do ser fossilizado, características e influências ambientais.

O prazo final para fazer a inscrição, somente pela Internet, será 10 de agosto. Poderão participar professores, estudantes ou qualquer pessoa interessada. Um dos objetivos da edição deste ano, promovida pela equipe do setor de Paleontologia do Mudi, é valorizar as descobertas e o potencial de pesquisadores atuantes na região Noroeste do Paraná. 

Para tanto, o curso será ministrado por especialistas paranaenses que atuam em diferentes áreas do ensino e da pesquisa em Paleontologia e que trarão temas importantes divididos em dois grandes módulos.

O primeiro engloba os principais conceitos e técnicas básicos utilizados nessa ciência e o segundo módulo trata dos desafios contemporâneos relacionados à atuação do paleontólogo em pesquisa e popularização do conhecimento científico.

O módulo inicial do curso ficará sob a responsabilidade do professor Lucas Sant’Ana, que é do Departamento de Geografia da UEM. Ele vai falar sobre os objetivos e princípios da Paleontologia, estratigrafia e o uso dos fósseis, além de abordar o histórico das pesquisas paleontológicas e os principais sítios fossilíferos do Brasil, e, ainda, questões relativas à legislação da área e  à educação formal e não formal da Paleontologia no País.

PHOTO

Participação especial

O curso terá a participação especial do pesquisador renomado na área de Paleoambientes, Mauro Parolin, professor e coordenador do Laboratório de Estudos Paleoambientaisa da Universidade Estadual do Paraná (Unespar. Ele ministrará a disciplina de Micropaleontologia, incorporada ao curso com a finalidade de subsidiar o aluno com informações que o ajudarão a entender essa linha de pesquisa que tem ganhado destaque devido a sua importância, por exemplo, para as pesquisas na área da indústria do petróleo.

Além disso, serão tratadas questões atuais no campo da Paleobiologia por meio da apresentação de resultados de uma pesquisa internacional na área de Tafonomia, desenvolvida na Universidade de Bristol, Inglaterra, pelo pesquisador da região Danilo Camargo de Oliveira. 

Outra atividade será um estudo pioneiro, desenvolvido pelo mestrando em Biologia Comparada, Vinícius Silva Guizellini, feito na UEM, na área de Paleohistologia de Pterossauro. Fóssil deste réptil voador foi encontrado no município de Cruzeiro do Oeste, região noroeste paranaense.

Dinossauros

Como os famosos dinossauros não poderiam ficar de fora, foi inserida uma disciplina a ser ministrada pelo especialista em divulgação científica da região, Everton Fernando Alves, que (re) analisará criticamente, à luz de evidências científicas atuais, certas características dos “temíveis” répteis retratados em filmes hollywoodianos. 

Também foi reservado um tema especial para o módulo final do curso acerca da importância e das modalidades da Paleoarte, apresentado por um paleo artista premiado da região. Esta área tem sido considerada estratégica para divulgação científica, um ramo em ascensão que trabalha em conjunto com as pesquisas paleontológicas a fim de potencializar e valorizar esse campo de estudo. 

Nos anos anteriores, a coordenação do curso era, dentre outros, do professor de Paleontologia e Geologia, Lucas Sant’Ana. Porém, em 2019, em especial, sob a coordenação do especialista em Paleontologia Everton Fernando Alves e da professora Ana Paula Vidotti, o curso foi ampliado e nele foram inseridas muitas novidades para o público de interesse. 

Para mais detalhes sobre o curso entre em contato com o Mudi, Bloco O-33, câmpus sede da UEM, das 8 horas às 11h30 e das 14 às 17 horas. Outras informações pelo e-mail: evertonando@hotmail.com ou pelo telefone (44) 3011-4930.

Serviço

Curso: Paleontologia Básica 

Data: 18 e 25 de agosto de 2019 (aos domingos)

Horário: 8 às18 horas

Carga horária: 16 horas (com certificado)

Local: Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi)

Inscrições: 1º de julho a 10 de agosto, no site

Valor: R$ 50,00

Público alvo: alunos, professores e demais interessados

Nº de vagas: 50