immanuel kant

14º Simpósio de Filosofia da UEM dialoga com projeto crítico do filósofo Immanuel Kant

A Filosofia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebe artigos científicos para três eventos: o 14º Simpósio de Filosofia da UEM, que ocorrerá de 28 a 30 de agosto, o 9º Encontro do Grupo de Trabalho (GT) de Filosofia Francesa Contemporânea, de 2 a 4 de outubro, e a 8ª Semana de Pesquisa em Filosofia, de 3 a 5 de julho. Para o simpósio, a submissão vai até 23 de julho; para o encontro, a data-limite é na semana anterior, 17 de julho; por fim, a semana de pesquisa fecha o calendário de aceite já nesta sexta-feira (14).

O Simpósio de Filosofia de 2019, promovido pelo Departamento de Filosofia (DFL) e Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PGF), aborda Sistemas da Filosofia. Para verificar normas para submissão, informações de prazos, inscrições e programação, acesse aqui. “Colocam-se em questão, particularmente, as considerações explicitamente filosóficas do conceito e da necessidade de um sistema da razão que emergem a partir do projeto crítico kantiano e influenciam decisivamente as investigações subsequentes no período do idealismo alemão. A questão acerca da ideia de sistema não se encontra, contudo, limitada a essa época”.

O Encontro do GT também é realização do PGF, em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof). Para verificar como realizar a submissão de artigos científicos, clique aqui. Sobre as inscrições, o link é este. Para esta reunião de pesquisadores estão previstas as presenças dos filósofos e professores doutores André Barata Nascimento, de Portugal, Franklin Leopoldo e Silva e Marcos José Müller. Já para o 14º Simpósio, os conferencistas são os filósofos e professores doutores Claudia Pellegrini Drucker, Gerson Luiz Louzado, Luciano Carlos Utteich, Márcio Pires, Marco Aurélio Werle e Mitieli Seixas da Silva.

Últimos dias – Quanto à 8ª Semana de Pesquisa em Filosofia, feita em conjunto por DFL e PGF, a inscrição para apresentações de trabalho e participação como ouvinte deve ser feita somente até sexta (14) nesta página.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv