mauricio Kalache 4

Empossado no cargo de procurador de Justiça, ele participou de um debate especial sobre os cortes nas universidades

Prestes a completar o primeiro trimestre como procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR), Mauricio Kalache tem evidenciado algumas ações importantes em defesa das universidades públicas do Paraná. Um dos destaques foi a participação dele na edição especial do MP Debate que discutiu os cortes no orçamento das instituições públicas de ensino superior. Promovido pela Escola Superior do MPPR, o debate foi ao ar no dia 7 de maio com a presença de Kalache, da Procuradora de Justiça Samia Saad Gallottio Bonavides e do reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca.

Kalache, que desde 2000 é professor de Direito Penal da UEM,  salientou que o contingenciamento no orçamento das universidades não pode ser feito sem saber qual o plano de investimentos da União e dos estados. E frisou que a medida não pode chegar ao extremo de inviabilizar ou estrangular o funcionamento das universidades brasileiras, sejam as federais ou as estaduais. No momento em que uma ampla mobilização social se espalha por todo o país contra os cortes e ataques do governo às universidades o debate é bem atual e pode ser assistido na íntegra acessando este link.

Mauricio Kalache foi empossado no cargo de procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná no dia 26 de fevereiro. Ele graduou-se em Direito em 1990, na Universidade Federal do Paraná. Ingressou no Ministério Público em 1993, iniciando como promotor substituto na comarca de Nova Esperança. Em seguida, passou por Mandaguaçu (1993-1995), Loanda (1995), Marialva (1996-1998), Cascavel (1998) e Maringá, comarca que assumiu em 1999 e onde permaneceu até então. Em Maringá, atuou nas Promotorias da Infância e Juventude, Família, Cível, Criminal, Defesa de Direitos Constitucionais, Educação, Habitação e Urbanismo e Consumidor e Ordem Tributária.

É especialista em Ciências Criminais (UFPR/1991), pós-graduado pela Escola da Magistratura do Paraná (EMAP/1992) e mestre em Direito Penal (Universidade Estadual de Maringá/2001). Atualmente é presidente da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná – Fempar (2019-2020), tendo exercido as funções do mesmo cargo anteriormente (2006-2010). É também autor do livro “Crimes Tributários: uma análise da estrutura do tipo penal nos crimes descritos nos artigos 1º e 2º, da Lei nº 8.137, de 27.12.1990” (Juruá Editora).