Fluxo está sendo organizado pelo Hospital

Uma reunião no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), na manhã desta sexta-feira (3), reuniu representantes da equipe diretora do Hospital, da 15ª Regional de Saúde e do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep). Na pauta, o desenvolvimento de uma parceria para o tratamento de pacientes com leishmaniose que necessitam da anfotericina.

Leishmaniose é uma doença infecciosa provocada por um parasita, a Leishmania, transmitido pela picada de um inseto, o flebótomo. Após a picada, o protozoário entre no corpo, onde pode se reproduzir localmente, causando feridas na pele, ou espalhar-se pelo organismo, comprometendo vários órgãos, a chamada leishmaniose viceral. Neste caso é que os pacientes são tratados com o antifúngico anfotericina.

“O Hospital Universitário se propôs a criar um fluxo interno de internação de pacientes para que possam receber a medicação”, explicou a diretora de Enfermagem do HUM, Viviane Dourado, que participou da reunião junto com a superintendente do Hospital, Elisabete Mitiko Kobayashi, e a diretora médica, Daniela Matsumoto.