2019 04 26 Deputado Goura Reitoria MG 7469Nesta semana o deputado Goura esteve na Universidade. Na semana passada foi a vez de Jacovós

Goura, deputado estadual pelo PDT, veio a Maringá nesta sexta-feira (26/3) e na agenda incluiu uma visita oficial à UEM (Universidade Estadual de Maringá), onde participou de várias atividades e passou por diferentes setores, com o Hospital Universitário e a Unitrabalho, por exemplo.

No início da manhã ele foi recebido pelo reitor e o pelo vice-reitor, Julio Damasceno e Ricardo Dias Silva, respectivamente, que apresentaram vários projetos que a UEM desenvolve. No encontro, realizado no Gabinete da Reitoria, também se discutiu sobre as potencialidades da Universidade e os principais problemas que ela enfrenta hoje, entre eles a não reposição de pessoal, contingenciamento no financiamento de custeio e as obras paradas.

Falando da importância da UEM e das demais universidades públicas para o desenvolvimento do Paraná, o deputado defendeu a formação de uma frente parlamentar que atue efetivamente em prol das causas da educação pública de qualidade. E disse que irá incluir essa pauta entre as frentes de trabalho em que milita.

Em entrevista à rádio UEM FM, Goura destacou que este ano a Assembleia Legislativa do Paraná irá votar, junto com a Lei de Orçamento do Estado, o Plano Plurianual, que irá definir o orçamento para os próximos quatros anos. Para ele o momento é ideal para incluir as demandas das universidades.

O reitor Damasceno destacou a importância do apoio e lembrou que desde que assumiu a gestão da Universidade, há pouco mais de seis meses, tem buscado sensibilizar parlamentares, entidades de classe e representantes da sociedade civil, para a defesa da UEM. Ao mesmo tempo tem procurado evidenciar a força que tem a instituição para impulsionar o desenvolvimento regional. “Temos muito a oferecer e estamos abertos a desenvolver parcerias de resultados”, disse.

2019 04 18 Deputado Jacovos 2Damasceno lembrou que na semana passada apresentou a mesma pauta de reivindicações ao deputado estadual Jacovós (PR) que também visitou a UEM. Ex aluno e ex professor da casa, Jacovós também mostrou seu apoio à instituição.

Casa Civil

Nesta quinta-feira (25/4), o reitor da UEM ainda se reuniu com o chefe da Casa Civil do Estado, Guto Silva, que esteve em Maringá. De acordo com Damasceno foi o segundo encontro com o secretário e que desta vez discutiu uma pauta mais específica, relacionado às dificuldades de gestão que a UEM enfrenta para dar continuidade às prestações de serviços. O problema vem desde 2018 por causa do contingenciamento de 30% de todo o orçamento que a Universidade gera. Só no ano passado foram R$ 12,5 milhões que passaram para o caixa do Governo do Estado, segundo o reitor.

Esses recursos são necessários para a continuidade dos serviços, garante Damasceno. Ele cita como exemplo o Lepac (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas) que realiza inúmeros exames, entre eles de Histocompatibilidade e Imunogenética para transplantes de órgãos. “São serviços que correm o risco de parar por falta de recursos”, diz o reitor, destacando que o Hospital Universitário enfrenta problemas semelhantes.

As expectativas são relativamente boas, segundo o reitor. Ele diz que as negociações com o Governo do Estado tem caminhado bastante e contado com a participação de todas as universidades estaduais e da Apiesp.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv