2019 04 11 Visita ao Comcap UEM MG 5231

Profissionais do Tecpar conhecem estrutura do Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa e do Núcleo de Inovação Tecnológica

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) estuda realizar um termo de cooperação técnica junto ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), escritório em Maringá (PR), e à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) com vistas a desenvolvimento de pesquisas científicas, análises de presença ou ausência de defensivos agrícolas em alimentos e certificação de isenção de resíduos desses controles de pragas.

Para estreitar os laços e conhecer o Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa (Comcap) da UEM, no Bloco B-8 do câmpus sede, o Tecpar fez visita à instituição ontem (11) por meio do seu diretor industrial e de inovação, Rafael Rodrigues, e do colaborador Nilson Marcos Tazinafo. Foram recebidos pelo vice-reitor, Ricardo Dias Silva, e pelos professores Clóves Cabreira Jobim, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, e Luiz Fernando Cótica, diretor de pesquisa e coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), setor que fica no Bloco B-09 e também visitado.

2019 04 11 Visita ao Comcap UEM MG 5135

Da esquerda: Nilson Tazinafo, Rafael Rodrigues, Ricardo Silva, Clóves Jobim e Luiz Cótica

De acordo com Jobim, os alimentos a serem analisados serão coletados na região de Maringá. Além disso, outras ações deverão ser feitas em conjunto. Rodrigues pontua que haverá investigação tanto das condições dos agrotóxicos utilizados na lavoura quanto do impacto que têm na saúde das pessoas. “Se um produtor de leite quer medir se há contaminantes, a UEM pode fazer análise e o Tecpar certificar que está livre de agrotóxicos”, complementa o diretor industrial e de inovação. Como foi a primeira vez que conheceu o Comcap, Rodrigues se diz satisfeito. “Fiquei bastante surpreso com o nível de competência da UEM e com a tecnologia, com equipamentos de ponta e que podem vir a ser compartilhados com o Tecpar”.

2019 04 11 Visita ao Comcap UEM MG 5147

“Fiquei bastante surpreso com o nível de competência da UEM e com a tecnologia”, elogia diretor industrial e de inovação do Tecpar

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv