Damasceno e medalha

O reitor recebeu também a visita da equipe de handebol e foi informado que a UEM sediará o Festival Paralímpico 2019; veja fotos da visita

Atletas das equipes maringaenses de handebol e do basquete em cadeira de rodas, representadas pelo Kings/UMPM/UEM/Maringá, conquistaram o bi-campeonato paranaense de basquete em cadeira de Rodas (2017/2018), além de ter sido campeã na Copa Centro Sul-Sudeste 2019, disputada em março deste ano, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro.

Esta última conquista garantiu à equipe de basquete vaga para a 3ª Divisão do Campeonato Brasileiro da modalidade, que novamente será disputada em Niterói, em outubro de 2019.

Numa visita à Reitoria da Universidade Estadual de Maringá, na tarde de ontem (10), os atletas apresentaram ao reitor Julio Damasceno os troféus e as medalhas obtidas no basquete.

Durante a visita, também informaram que o atleta Alex Santos vai viajar, nos próximos dias, para a cidade de Bruxelas, na Bélgica, a fim de integrar a seleção brasileira no mundial de basquete em cadeira de todas, que ocorrerá de 18 a 21 de abril.

De outro lado, a equipe foi campeã brasileira de handebol de cadeira de rodas em 2018 e teve seis atletas convocados para a seleção brasileira da modalidade, além do técnico que também irá compor a Comissão Técnica da Seleção Brasileira.

Vale dizer que alguns atletas jogam nas duas modalidades e que as duas equipes treinam em quadras do câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá, sob a supervisão do Departamento de Educação Física (DEF).

O professor Décio Calegari (DEF) treina a equipe de handebol e a professora Ana Cardoso, que também é treinadora da Seleção Colombiana, é a treinadora voluntária do time de basquete de cadeira de rodas.

Damasceno fala

Damasceno recebeu de presente uma medalha e, além de agradecer, parabenizou as duas equipes pelas conquistas recentes. O reitor se comprometeu a manter o apoio para que os times continuem a terem o bom desempenho nas competições. Também acompanharam o encontro o prefeito do Câmpus da UEM, Carlos Augusto Tamanini, e o assessor de Planejamento, João Marcelo Crubelate.

Calegari anunciou duas novidades ao reitor: a primeira é que a UEM será sede do Festival Paralímpico 2019 e receberá, no dia 21 de setembro, 150 crianças com deficiência para experimentarem a prática das modalidades de bocha, basquete e atletismo.

A segunda é que, por conta do convênio estabelecido com o Comitê Paralímpico Brasileiro, a Universidade Estadual de Maringá está sendo cotada para ser um Centro de Referência no Esporte Paralímpico de Alto Rendimento no Estado do Paraná.