maringa 1A palestrante é professora da Unicamp. As inscrições permanecem abertas até terça-feira

A professora Gisela Cunha Viana Leonelli, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Universidade Estadual de Campinas, estará na UEM no dia 4 de abril para proferir a palestra A problemática da expansão urbana no Brasil: cidades médias, cidades que parcelam.

Entre as discussões que abrangem este tema está a aprovação de loteamentos que induzem o crescimento urbano e muitas vezes provocam impactos para a cidade no que diz respeito à mobilidade urbana e aos atendimentos de serviços públicos, por exemplo.

Destacando que Maringá “cresce ao sabor dos desejos do mercado imobiliário, desconsiderando muitas vezes o Plano Diretor e atravessando processos participativos”, Beatriz Fleury e Silva, professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UEM, comenta estas problemáticas do município, que na verdade são comuns a muitas cidades brasileiras, serão debatidas durante o evento.

A professora da UEM diz ainda que o debate é bem oportuno, considerando que no dia 29 de abril haverá uma conferência pública de revisão do Plano Diretor da cidade.

A palestra com a professora da Unicamp terá início às 9 horas no auditório do Departamento de Engenharia Civil, no Bloco C-67, câmpus sede da UEM. A partir da 10h30 será realizada uma oficina de pesquisa que visa aproximar o Grupo de Estudos de Urbanização e Regulação Urbano (LOTE), coordenado por Gisela Leonelli, e o Laboratório de Pesquisa em Habitação e Assentamento Humano (LAPHA), coordenado pela professora Beatriz Fleury e Silva.

Entre o público-alvo estão  alunos de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e áreas afins.

As inscrições para os dois eventos são gratuitas e permanecem abertas até terça-feira, dia 2 de abril. Podem ser feitas on-line neste link ou na secretaria do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, no Bloco 32, sala 9. O atendimento é feito das 8 às 11 horas e das 13h30 às 17h.

A realização é do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, do LAPHA e do LOTE. Outras informações pelo fone 44 3011-4418.