MG 6794

Atividades foram organizadas pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HUM

Nesta quarta-feira (27), alunos e residentes do Departamento de Medicina, da Universidade Estadual de Maringá (DMD/UEM), que atuam no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), participaram de um evento sobre protocolos que regulam o atendimento a mulheres vítimas de violência. O treinamento ocorreu no período manhã e reuniu vários palestrantes, no auditório do HUM.

A iniciativa tinha como objetivo instrumentalizar os alunos e residentes da Ginecologia e Obstetrícia (GO) e da Pediatria, em relação ao protocolo de atendimento às vítimas de violência que devem ser adotados no HUM. Participaram residentes destas duas áreas, além dos internos do quinto e sexto ano de Medicina da UEM.

As palestras foram ministradas por diferentes profissionais: a ginecologista Jovita Matarezzi (foto) e o médico Fernando Barros, ambos docentes do DMD/UEM; a psicóloga da Delegacia da Mulher, Célia Regina Cortellete; a delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria), Karen Friderich Nascimento; e a coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica (NVE), do HUM, a pediatra Odete Antunes de Oliveira.

“Foram abordados temas como o fluxo de encaminhamento de exames, a questão da perícia envolvendo a violência, dentre outros assuntos”, informou uma das organizadoras do evento, a enfermeira do NVE do HUM, Hellen Carla Rickli. Ela ainda destacou que esse é o primeiro evento de muitos outros que já estão programados para divulgar os protocolos de apoio às mulheres vítimas de violência. O evento ainda contou com a presença de representantes do Instituto Médico Legal de Maringá.