Martha

Ela também vai ministrar curso sobre aprendizado ativo e palestra envolvendo pensamento crítico

A pesquisadora Martha Smith Caldas, da Kansas State University (Universidade Estadual do Kansas), nos Estados Unidos, vai ministrar os cursos “Active Learning (Aprendizado Ativo)” e "Descobrindo Fagos", além de proferir a palestra “Desenvolvimento do Pensamento Crítico”, de 8 a 12 de abril, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

A iniciativa é do Programa de Pós-graduação em Biociências e Fisiopatologia (PBF), em parceria com o Escritório de Cooperação Internacional (ECI), e dos programas de pós-graduação em Ciências Biológicas (PBC), em Ciências Farmacêuticas (PCF) e Ciências da Saúde (PCS).

O curso “Descobrindo Fagos” tem como principal proposta isolar fagos com potencial terapêutico, como por exemplo tratar a tuberculose ou outras doenças causadas por bactérias. Os bacteriófagos ou fagos são vírus que infectam bactérias e que podem ser utilizados com vetores, isto é, como ferramentas de introdução de DNA numa determinada espécie que tenham capacidade de infectar.

A pesquisadora Martha Smith Caldas faz parte de um programa em nível nacional, dos Estados Unidos, denominado SEA-PHAGES,  Science Education Alliance-Phage Hunters Advancing Genomics and Evolutionary Science (https://seaphages.org/). 

Graduada em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa, tem especialização em Entomologia pelo Centro de Pesquisas do Cacau, mestrado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo. 

Martha é professora associada na Divisão de Biologia, da Kansas State University, em Manhattan, onde se dedica ao ensino das disciplinas Princípios de Biologia, Microbiologia e Virologia, envolvendo isolamento, caracterização molecular e análise genômica, e desenvolve atividades que buscam a melhoria no processo ensino-aprendizagem. 

A pesquisadora diz que sua proposta é divulgar metodologias que visam facilitar o aprendizado, instigar a curiosidade e o estabelecimento de confecções entre as disciplinas, além de fazer o estudante pensar nas inúmeras possibilidades que cada tópico estudado oferece. "Os alunos encontrarão uma nova maneira de interpretar a ciência e a pesquisa”, afirma.

Vale dizer que a Kansas State University foi ranqueada recentemente como a segunda melhor universidade pública dos Estados Unidos e é uma instituição com quem a UEM mantém acordo de cooperação internacional desde 2017, especialmente nas áreas de economia rural e gestão de cadeias produtivas. 

A vinda da professora indica não somente a oportunidade de avanço do conhecimento e troca de experiências entre as duas universidades, mas também a possibilidade de ampliação das ações futuras de cooperação entre a UEM e instituição norte-americana.

Futuramente, espera-se a expansão dessa cooperação para diferentes áreas de conhecimento, o que contribui para a inserção internacional da UEM.

Serviço

Curso: "Active Learning"

Local: Bloco G-90, anfiteatro Keshiyu Nakatani (Nupélia)

Data: dias 8,10 e 12 de abril

Horário: das 16 às 17 horas

Público alvo: alunos de pós-graduação e docentes

Programação: 

8/04: Definição, tendências, e avaliação de aprendizado

10/04: Ideias e aplicação do “Active Learning”

12/04: Quebrando barreiras em sala de aula

Inscrição pelo link

 

Curso: "Descobrindo Fagos"

Local: Bloco T-20 sala 207 C

Data: 6 a 12 de abril   

Taxa de inscrição: R$ 100,00

Público alvo: alunos de pós-graduação e docentes

Inscrição pelo link

 

Palestra: Desenvolvimento do Pensamento Crítico

Local: UEM, Bloco G90 - Anfiteatro Keshyiu Nakatani (Nupélia)

Data: 11 de abril

Horário:13h30 às 14h30

Público alvo: alunos da graduação e pós-graduação

Programação: Discutir a importância, a aplicação e os ganhos relacionados ao pensamento crítico

Inscrição pelo link