2019 03 18 Posse da Diretoria do HUM MG 3510

Equipe empossada foi eleita semana passada, dia 11, por voto direto. Veja fotos desta matéria

Os novos diretores do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) tomaram posse nesta manhã (18) e já estão trabalhando. Eles foram eleitos para gerir o Hospital, nos próximos três anos e meio. A solenidade ocorreu no Auditório do HUM, às 8 horas da manhã, e reuniu mais de 130 pessoas, entre autoridades da Universidade Estadual de Maringá (UEM), da área da saúde e da sociedade civil em geral.

A solenidade começou com um discurso do superintendente Vicente Kira. Ele estava deixando o cargo e, por isso, falou por todos aqueles que atuaram no período de transição: entre a posse da nova reitoria da UEM, em outubro de 2018, até a eleição, realizada no dia 11 de março. O médico disse que foram muitos os desafios, mas que, com o apoio dos servidores e da diretoria interina foi possível enfrentar todos eles. “Estamos jogando uma partida de futebol com oito jogadores em campo e sem reservas, mas estamos conseguindo fazer o melhor para nossa população”, definiu Kira. Ele recebeu das mãos do reitor da UEM, Júlio Damasceno, e do vice, Ricardo Silva, o título de Reconhecimento Profissional, que registra a alta competência do médico diante da superintendência nos últimos cinco meses.

2019 03 18 Posse da Diretoria do HUM MG 3300

Posse – Em seguida, a superintendente e sua equipe tomaram posse oficialmente, assinando o termo junto com o reitor, o vice, e o chefe de gabinete da Reitoria da UEM, José Antônio Martins. A diretora superintendente eleita é professora titular do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e ortopedista Elisabete Mitiko Kobayshi (foto acima). Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina, fez residência em Ortopedia e Traumatologia (HC-FMRP-USP), mestrado e doutorado em Ortopedia e Traumatologia (USP).

Além da doutora Elisabete, foram empossados: a diretora médica, Daniela Álvares da Silva Matsumoto; o diretor administrativo, Hermes de Souza Barboza; a diretora de Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar, Solange Cardoso Martins; a diretora de Enfermagem, Viviane Guilherme Dourado; e a diretora do Hemocentro, Márcia Regina Momesso Neri Ferreira.

Em seu pronunciamento, a nova superintendente disse que todos sabem da importância do atendimento do HUM para a população do município de Maringá e região; da importância de um hospital 100% público no contexto da saúde do Estado; e do peso do HU para as políticas e programas de saúde do governo estadual e federal, além do contexto do nosso Hospital frente aos desafios do SUS. “Mas sabemos, também, da importância do HUM na formação direta de profissionais da saúde nos cursos de graduação e na pós-graduação. Por isso, prometemos que vamos estar perto dos nossos servidores, ouvindo cada um deles e vamos nos planejar para resgatarmos a nossa credibilidade interna e externa. Contamos com o governo do Estado para nos ajudar a colocar o HUM nos trilhos, valorizando nossa equipe e investindo nas obras e na nossa estrutura. E agradecemos a reitoria pela confiança e a ajuda para construirmos o HUM que queremos, forte no ensino, na pesquisa e na extensão”.

O discurso da doutora Elisabete foi seguido pelo do vice-reitor, que agradeceu à equipe que se propôs a enfrentar a administração do HUM. “Temos o desafio de reposicionar o Hospital dentro da rede de saúde e vamos trabalhar em conjunto com a nova equipe, que tem um profundo conhecimento da nossa estrutura, para melhorar a nossa Instituição e a assistência à população”, completou o professor Ricardo Silva.

2019 03 18 Posse da Diretoria do HUM MG 3441

Vitória – O reitor da UEM, Júlio Damasceno (foto acima), iniciou o pronunciamento deixando clara a imensa alegria de trabalhar com uma nova equipe capacitada e motivada. Citou o nome de cada um dos diretores agradecendo o fato de que têm consciência de que os problemas são inúmeros, mas “é importante saber que esse grupo diferenciado aponta soluções de melhora, sabe que há estratégias para que o HUM avance. Não temos só notícias ruins, temos também coisas boas para revelar que a imprensa não noticia. Uma delas é que estivemos na Acim [Associação Comercial e Industrial de Maringá], onde recebemos o apoio muito importante de toda equipe. A entidade vai intermediar uma reivindicação junto ao governador para que os 50 milhões de reais repassados por decreto pela antiga governadora Cida Borghetti sejam efetivamente enviados à UEM e possam ser investidos em sua totalidade aqui. Boa parte destes recursos são para o HUM, para terminar o bloco cirúrgico, o bloco industrial e a nova ala de leitos. Enfim, a eleição passou, e agora, estamos todos do mesmo time. Como disse o doutor Kira, estamos jogando uma difícil partida de futebol, com oito jogadores em vez de onze, pois enfrentamos problemas de pessoal, também. Mas temos a confiança de que trabalhando juntos vamos vencer essa disputa, esse desafio”, concluiu o reitor.

2019 03 18 Posse da Diretoria do HUM MG 3400

A solenidade de posse contou com a presença do deputado estadual do Carmo, que disse que estará sempre à disposição para ajudar o HUM e que tem um carinho especial pelo Hemocentro, onde a mãe dele trabalhou. Além do parlamentar, estiveram presentes o verador Carlos Mariucci; o diretor do Centro de Ciência da Saúde, Roberto Kenji Nakamura Cuman; da Pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora Sant’Anna; de representantes dos diferentes departamentos da UEM; da pós-graduação em Enfermagem (PSE); do Conselho Regional de Medicina-PR; da 15ª Regional de Saúde; da Secretaria Municipal de Saúde; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); da Santa Casa; do Complexo de Saúde Santa Rita; da Associação dos Amigos do HUM, entre outros autoridades e entidades.