Tools

FOTO NOTICIA UEM 2

 Os treinos ocorrem no Bloco M-08 em diferentes dias e horários

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) oferece, por meio da Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), aulas de Aikido, arte marcial de origem japonesa. Os treinos são realizados no Bloco M-08, nas terças e quintas-feiras, das 21h às 22h30, nas sextas-feiras, das 19h30 às 21h, e aos sábados das 16h às 17h30.

Para inscrever-se é necessário ser maior de 16 anos. As matrículas devem ser feitas pessoalmente na CDR, Bloco M-06, sala 20, de segunda a sexta-feira, com atendimento das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. No ato da matrícula é preciso apresentar carteira de identidade, CPF e uma foto 3x4. Quem for menor de idade deve estar acompanhado de um adulto responsável.

As aulas são ministradas pelo sensei Maurício Reinert do Nascimento, faixa preta 3o. Dan, e pelo professor Jairo José Botelho Cavalcanti. As mensalidades custam R$ 55,00, para quem é da comunidade interna da UEM, e R$ 75,00 para pessoas da comunidade externa.

Segundo Reinert do Nascimento, essa arte marcial foi desenvolvida no início do século XX no Japão e tem como princípio o treinamento físico e mental. “Aikido significa caminho (DO) da harmonia (AI) por meio da energia vital (KI). Praticar essa arte marcial vai além da defesa pessoal ou apenas fazer uma atividade física. É um caminho de busca do autoconhecimento”, diz o sensei.

Ainda segundo ele, no Aikido não existe competição. “É a cooperação e a harmonia que devem orientar todas as atitudes no Dojô (local de treino)”.

Outras informações pelo fone 44 3011-4314 ou acessando este link.