Brockington

Ele também vai proferir palestra sobre a meritocracia como falácia que legitima a desigualdade

O professor José Guilherme de Oliveira Brockington, da Universidade Federal do ABC (UFABC), vai ministrar, no dia 25 de março, às 20 horas, no anfiteatro do Bloco F-67, câmpus da Universidade Estadual de Maringá, a aula magna do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM), da UEM.

O tema da aula magna será "Neurociência e ensino de ciências: limites e possibilidades". No dia seguinte, 26, às 14 horas, no mesmo local, o professor vai proferir a palestra "Meritocracia: a falácia que legitima a desigualdade".

A inscrição para os dois eventos, gratuita, pode ser feita no site do PCM, na aba "Edital Virtual", link "Eventos", ou na secretaria do PCM, Bloco F-67, sala 007, câmpus universitário.

Graduado em Física, Guilherme, como é conhecido, tem mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química), doutorado em Educação e pós-doutorado em Neurociências e Educação, todos pela Universidade de São Paulo (USP).

image 7

Professor adjunto no Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC, possui vasta atuação em pesquisas com inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Lecionou em inúmeros cursos de formação continuada para professores da rede pública e é autor de diversos materiais didáticos. 

Guilherme foi um dos autores da nova proposta curricular do Estado de São Paulo e escreveu material para professores e alunos referentes aos conteúdos de Física do 2º ano do ensino médio. Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos temas Física Moderna e Contemporânea, ensino de Física Quântica e Teoria da Relatividade, Filosofia da Ciência, Realismo, Educação, Transposição Didática, recursos instrucionais para o Ensino de Física, simulações e modelagem. 

Atualmente tem se dedicado à compreensão dos mecanismos subjacentes aos processos emocionais envolvidos na aprendizagem. Sua pesquisa busca estabelecer links entre Neurociências e Educação. Durante quase dois anos ficou sob orientação do neurocientista Antonio Damasio, no Brain and Creativity Institute, para estudar parte do doutorado. 

Agora utiliza o arcabouço teórico e metodológico das Neurociências para investigar o papel da emoção na construção de conhecimentos científicos e a influencia de elementos afetivos nas tomadas de decisão.

Casa do Saber

Guilherme também tem vários vídeos gravados para a "Casa do Saber", uma instituição focada em debates e disseminação do conhecimento e o acesso à cultura sediada em São Paulo. 

É um ambiente extra-acadêmico, que oferece cursos livres, palestras e oficinas de estudo nas artes plásticas, ciências sociais, filosofia, literatura, história, música e psicanálise, entre outros. 

A organização recebe participação de figuras da elite intelectual brasileira. Em maio de 2018, o canal do YouTube da Casa do Saber tinha mais de 500 mil inscritos desde sua criação, em setembro de 2010.

Outras informações no site do PCM, e-mail "sec-pcm@uem.br" ou pelo telefone (44) 301-4827.