conceito de webinar com o homem na mesa 23 2147765647

As aulas começam no dia 21 e são gratuitas para alunos de mestrados e doutorados da UEM

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) promove, entre os meses de janeiro e maio, a disciplina de pós-graduação stricto sensu "Metodologia da Popularização do Conhecimento Científico". O curso tem 60 horas e é destinado a graduados, especialmente mestrandos e doutorandos de todas as áreas.

Com início no dia 21 de janeiro, o conteúdo aborda de forma prática e dialógica a importância e as formas de tornar mais acessível o conhecimento produzido nas universidades, especialmente vinculados à pós-graduação. As aulas ocorrem de 14h as 17h30, em alguns dias dos meses citados -  o cronograma pode ser consultado com a coordenação da disciplina.

Para alunos de mestrados e doutorados da UEM não há cobrança de taxa, mas se faz necessária a matrícula. Para quem não tem vínculo com a Universidade existe uma taxa única de matrícula no valor de R$ 150,00.

O curso aborda a percepção pública da ciência no Brasil e no mundo, a divulgação científica como forma de regulação da ciência brasileira pela população, as tendências nacionais e mundiais da popularização do conhecimento científico, a redação de projetos e a captação de recursos para divulgação, entre outros temas.

São apresentados também métodos de divulgação científica por meio de organização de eventos, contato com rádio, TV e imprensa em geral, além de jogos, oficinas, feiras, organização e produção de material para blogs, vlogs e canais do youtube.

“Esta disciplina abre novos horizontes profissionais para os pós-graduandos e contribui para que os programas de pós-graduação ampliem suas ações de integração com a comunidade em geral, atingindo uma das metas da Universidade como um todo e também da UEM”, ressalta Débora de Mello Gonçales Sant´Ana, Pró-Reitora de Extensão e Cultura e responsável pela disciplina.

As vagas são limitadas. O contato para matrícula bem como o controle das vagas deve ser feito no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia onde está lotada, no período da manhã, pelo telefone (44) 3011-4805 ou sec-pbf@uem.br.