mestrado musica

O prazo se encerrará no dia 29 de março; esta será a primeira turma do curso

O Programa de Pós-graduação em  (PMU), da Universidade Estadual de Maringá (PMU) vai abrir, no dia 11 de março de 2019, as inscrições para a seleção de candidatos ao curso de mestrado em Música para ingresso no segundo semestre do ano que vem.

O prazo de inscrição vai terminar no dia 29 de março e serão oferecidas 15 vagas para as duas linhas de pesquisa do programa: Processos de Ensino e Aprendizagem Musical e Processos e Práticas de Construção e Expressão Musicais.

O candidato deverá acessar o formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico, entrar na aba “Mestrado”, curso “Mestrado em Música”. O resultado com a definição dos candidatos selecionados será divulgado no dia 10 de maio.

As aulas terão início no dia 1º de agosto de 2019. Outras informações poderão ser obtidas por meio do site do programa de pós-graduação, onde o candidato também encontrará detalhes sobre o processo seletivo e matrículas, conforme o edital 003/2018 - PMU. 

Sob a coordenação do professor Marcus Alessi Bittencourt, o PMU, recém criado, terá, como área de concentração, "Práxis e Epistemologia da Música".

A ideia é que o Programa se constitua num espaço de convergência das práticas, dos conhecimentos e dos processos de ensino e aprendizagem da música, funcionando como uma alavanca para a verticalização do conhecimento, responsável pela expansão e fortalecimento do trabalho científico, artístico e educacional no campo musical.

As investigações a serem produzidas no âmbito do PMU deverão refletir a preocupação em provocar o envolvimento da pesquisa em música com os fenômenos sociais. 

A área de concentração direciona o Programa para o desenvolvimento de habilidades investigativas e senso crítico, itens imprescindíveis para a produção científica e artística, assim como a atuação no ensino musical.