DINDepartamento congrega dois cursos de graduação e um de pós-graduação, em nível de mestrado

O Departamento de Informática (DIN), da UEM (Universidade Estadual de Maringá), está comemorando os 42 anos de criação da unidade, além dos 30 anos do curso de Ciência da Computação e 20 anos do curso de Informática.

O ensino de informática na UEM teve início em 1975 com o curso de Formação de Tecnólogo em Processamento de Dados. Na época a graduação fazia parte de um programa nacional de formação de um profissional que pudesse contribuir para o crescimento de uma área que estava necessitando de mão de obra especializada. 


"Pioneiro em uma região notadamente agrícola, o curso chamou a atenção e o interesse de vestibulandos, atraídos por uma área nova e promissora", recorda a professora Tânia Tait, em texto publicado no site da UEM.

Inicialmente, os profissionais recém-formados ocupavam postos de trabalho em Curitiba e São Paulo, cidades com mercado atraente.

"Existiam poucas empresas em Maringá que tinham computador, portanto, era natural que outros mercados recebessem os recém-formados. Estávamos nos anos 1970, época dos grandes computadores (“mainframes”)  e dos centros de processamento de dados. Não existia a rede mundial de computadores e nem os computadores pessoais", descreve Tait, que é docente aposentada do DIN.

 Curso de Ciência da Computação

Com o crescimento da área o DIN optou pela criação do bacharelado de Ciência da Computação, um curso mais abrangente do que o tecnólogo, em período integral. No final de 1987, o Conselho Universitário aprovou a criação do curso de Ciência da Computação, mas a implantação se deu no segundo semestre do ano de 1988 com a oferta de 40 vagas.

Em 2009, o curso passou um extenso trabalho de revisão do currículo, visando a inserir na graduação o estudo dos avanços da ciência e da tecnologia ocorridos desde a última grande reforma curricular, de 1994, e demandas do mercado de trabalho. Uma segunda revisão curricular foi feita no final de 2017.

Além de proporcionar a formação específica, o curso buscou capacitar os alunos para atuar na área de sistemas de computação, de forma a incrementar o desenvolvimento científico e tecnológico da área. Desde o surgimento, esta graduação registrou 1.184 alunos matriculados, além de ter formado, até o ano passado, 653 profissionais.

 Curso de Bacharelado em Informática

 Em 1997, o DIN criou o curso de Bacharelado em Informática, no período noturno, em substituição ao curso de Tecnólogo em Processamento de Dados que foi paulatinamente extinto. O Conselho Universitário aprovou a criação do curso no final de 1997 e a primeira turma teve início em 1998. O curso voltou-se para a formação de desenvolvedores de software, procurando atender as necessidades do mercado de trabalho local, regional e nacional.

A preocupação era formar profissionais com a capacidade de identificar, projetar, desenvolver e operar o ferramental necessário para absorver as atualizações da área, tendo em vista a rapidez com que elas ocorrem no corpo de conhecimento da área de Computação.  Assim como o curso de Ciência da Computação, o curso de Bacharelado em Informática passou por revisões curriculares em 2009 e 2017. Até o momento, o curso teve 891 alunos matriculados e formou, até o ano passado, 328 profissionais.

Departamento

 O Departamento de Informática foi criado em maio de 1976, após a implantação do curso de Processamento de Dados, como uma sub-unidade do Centro de Tecnologia (CTC) da UEM. Seu primeiro chefe foi o professor Wilson Bosso, hoje aposentado. Vale dizer que o DIN já está consolidado como um polo de geração e disseminação de conhecimento na área de Tecnologia da Informação. Surgiu com a missão de atender as principais necessidades tecnológicas na área de tecnologia da informação, em consonância com as demandas sociais deste segmento, preparando mão de obra especializada em TI.

Além dos cursos de Ciência da Computação e de Informática, o DIN também contribui com demais graduações da Universidade com disciplinas na área de computação.

Além disso, o DIN formou 10 turmas no curso de Especialização em Desenvolvimento para Web que foi criado em 2002. Também em 2002, com o objetivo de contribuir para a formação de recursos humanos e atuar na pesquisa em informática, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PCC), com a oferta do mestrado.

Nos últimos anos, o PCC tem apresentado um incremento significativo na produção científica, sendo que no último quadriênio foi avaliado, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como conceito 4, o que cria perspectiva para a abertura, em breve, do curso de doutorado, já aprovado pelo Conselho Universitário.

Chefiado atualmente pela professora Heloise Manica Paris Teixeira, o Departamento congrega cerca de 40 docentes, todos com dedicação exclusiva à universidade, dos quais 29 com o título de doutor, sendo os demais todos mestres. Quatorze professores do DIN são membros permanentes do corpo docente do programa de pós-graduação.

 Empresa

 Visando oportunizar aos alunos que se preparem para atuar no meio corporativo, o Departamento apoiou a criação da Softcom, uma empresa júnior de softwares, suporte e capacitação em Ciência da Computação e Informática, supervisionada por um docente do DIN.

Outro elemento já bastante tradicional no Departamento é o grupo PET Informática, criado em 1991, com a missão de proporcionar ao aluno uma formação acadêmica e cidadã por meio de atividades envolvendo a tríade ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a melhoria dos cursos de graduação.

Completando o leque de ferramentas institucionais oferecidas pelo DIN visando a contribuir na formação dos estudantes, está em fase de criação o Programa de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC), para oferecer oportunidades de estágios a acadêmicos dos cursos afetos ao Departamento.

Para a chefe-adjunta do DIN, professora Josiane Melchiori Pinheiro, "é inegável que o setor de TI em Maringá cresceu muito nos últimos anos, tanto em número de empresas e certificações, quanto na qualidade das empresas e dos serviços prestados. Isso se deve muito à qualidade de vida da cidade e ao espírito empreendedor maringaense, mas também temos a certeza de que o Departamento de Informática da UEM influenciou muito para que o setor conquistasse esse destaque".

Na opinião dela, "a sementinha plantada há 42 anos, com a fundação do primeiro Departamento de Informática do interior do Paraná em uma instituição de ensino superior, rendeu muitos frutos: quase mil profissionais formados apenas nos cursos de Ciência da Computação e Informática, além dos formados no curso de Processamento de Dados e do espírito de inovação".

Josiane destaca também que a mão de obra qualificada nos cursos ligados ao DIN atua não somente nas empresas de Maringá e região, mas do Brasil e do mundo, "criando soluções que melhoram a vida das pessoas". 

Josiane enaltece, ainda, o fato de que "muitos de nossos egressos são fundadores de empresas do setor em Maringá, outros alçaram vôo e atuam nas mas diversas partes do mundo. Este ano, enquanto comemoramos o aniversário dos cursos, trabalhamos também para um estreitamento na relação entre academia e mercado de TI, tão importante não só na formação de profissionais, mas também na inovação e desenvolvimento tecnológico".

 

Galeria de fotos As fotos foram escolhidas e cedidas pelo Departamento