convite musica poetica das seis cordas

Evento ocorre na quinta-feira (6), a partir das 20h30, no Teatro Barracão, em Maringá

"A poética das seis cordas" é o nome do espetáculo que o bacharel em violão pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Aluísio Coelho, vai apresentar nesta quinta-feira (6), às 20h30, no Teatro Barracão, de Maringá, no projeto "Convite à Música", da Secretaria Municipal de Cultura.

Além de bacharel, Aluísio é mestre em composição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor em performance pela Université de Montreal, no Canadá.

Promovido pela Secretaria de Cultura de Maringá, o evento, com entrada franca, tem como finalidade a formação de público por meio de eventos gratuitos.

Aluísio é um dos mais importantes violonistas e compositores de sua geração. Sua música visa traduzir em som, por meio de um processo de composição intertextual, experiências e arquétipos da vida cotidiana.

Ele combina diversos estilos e gêneros musicais para criar sua própria identidade como compositor, dentre eles estão: jazz, música pós-minimalista, música brasileira, música experimental, música eletrônica, entre outros.

Entre seus principais destaques como instrumentista e compositor estão a participação como violonista e compositor na bienal “Panorama da Música Brasileira Atual” - Sala Leopoldo Miguez (Rio de Janeiro); compositor selecionado para o projeto “Novas 2” - música brasileira para violão (gravação de álbum e edição de partitura); músico no projeto Class Axe, organizado pelo Canadian Music Center – sala Clara Lichtenstein (Montreal, Canadá); participação inédita como violonista na ópera “As Bodas de Fígaro” de W. A. Mozart, com a orquestra da Universidade de Montreal (OUM) – sala Claude-Champagne (Montreal, Canadá); entre outros.

Tem participado de diversos festivais de âmbito nacional, como o Festival de Inverno de Antonina, Femucic (Festival de Música Cidade Canção) e Fejacan (Festival Jacarezinhense da Canção), além de apresentações em várias salas de concerto.

É integrante ativo dos grupos de música antiga “Trovadores” e “Illvminata”, atuando principalmente como alaudista e percussionista. Foi baterista da banda canadense Paddle to the Sea entre os anos 2014 e 2016, substituto do baterista Dane Mills (Arcade Fire).

No final de 2017, Aluísio Coelho lançou seu primeiro álbum para violão solo, intitulado “Veredas” e está produzindo seu segundo álbum, que será inteiramente dedicado à guitarra elétrica.

I. O Peregrino

II. O mais perto que estive das estrelas

III. Gotas

IV. Galadriel/Dandelion