Imagem2A

Projeto Diálogos Agroecológicos traz, nesta sexta-feira (30), dois pesquisadores da Paraíba para discutir produção, processamento e produtos têxteis

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) promove mais uma edição do projeto Diálogos Agroecológicos, que irá apresentar informações sobre o cultivo do Algodão Colorido Orgânico. As palestras ocorrem nos dias 29 e 30 de novembro, respectivamente, em Londrina, às 9 horas, e em Maringá, 19 horas. No câmpus sede da UEM, a palestra será realizada no anfiteatro II do Bloco J45.

O professor José Ozinaldo Alves de Sena, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, mestrado profissional, explica que o evento traz pesquisadores da Embrapa Algodão, localizada em Campina Grande, na Paraíba. Os palestrantes Nair Helena Castro Arriel e Marenilson Batista da Silva, ambos pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa do Algodão, irão discutir melhorias para o cultivo e demais ações que envolvem o algodão.

Sena coordena também o NADS (Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável) e o Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Agricultura Orgânica (CVT-PR). O professor afirma que são desenvolvidos vários projetos na área com o objetivo de colaborar com os produtores tanto na produção quanto em atividades pós-colheita.

Um dos projetos envolve, por exemplo, o empoderamento feminino por meio da utilização do algodão na confecção de vestuário. Há um projeto piloto em andamento com foco na produção, processamento e por fim nos produtos têxteis. “A produção orgânica quebra o paradigma da monocultura, visto que agrega várias cultivares para aumentar e agregar valor e renda às famílias”, ressalta Sena.

Outras informações sobre o evento no facebook, no telefone é (44) 3011-5847 ou ainda no e-mail sec-mpa@uem.br.

foto 1

Serviço

Evento: Diálogos Agroecológicos

Data: 29/11 - Iapar Londrina (sala da fitotecnia), 9 horas.

Data: 30/11 - UEM, câmpus sede Maringá (Bloco J45, anfiteatro II), 19 horas.

Contato: (44) 3011-5847