Luiz Roberto Evangelista, do Departamento de Física, foi homenageado por sua representatividade acadêmica mundial
O professor do Departamento de Física da UEM (Universidade Estadual de Maringá), Luiz Roberto Evangelista, recebeu duas premiações italianas em novembro. Em ambas, o pesquisador é reconhecido pela comunidade italiana por sua representatividade acadêmica mundial.
O Prêmio Pitágoras de Samos é vinculado ao 30º Premio Anassilaos, da Associazione Culturale que concede, anualmente, prêmios em diversas áreas (artes, ensaios, economia, paz e ciência, entre outras). Patrocinado pela Regione Calabria, Regione Sicilia, Universidade de Reggio Calabria, Universidade de Messina, na Sicília, e pelo município de Reggio Calábria, que fica no Sul da Itália, o prêmio foi concedido pelo conjunto da obra como professor e pesquisador na área de física matemática. “Aquela região pertencia à antiga Magna Grécia e Samos é hoje um distrito de Reggio Calabria. Esse fato é muito emocionante, pois é a terra em que nasceu o matemático e filósofo Pitágoras, que me concede um prêmio com o seu nome,” diz Evangelista.
O professor da UEM recebeu, também, a indicação como Embaixador do Molise no Mundo. Trata-se de um prêmio oficial do governo italiano e será concedido em duas solenidades. “No dia 5 de dezembro, no município de Toro, do qual eu sou cidadão honorário e onde nasceram os meus ancestrais paternos, em sessão solene da Câmara Municipal, e no dia 6, pela Assembleia Legislativa do Molise, em Campobasso, que é a capital da região”. Haverá ainda sessão solene para festejar a Giornata dell’emigrazione molisana nel Mondo (dia da imigração molisana no mundo).
Luiz Roberto Evangelista possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1979), mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983) e doutorado em Física de Partículas pela Universidade de São Paulo (1988). O pós-doutoramento foi concluído no Politecnico di Torino, Itália (1989-1990), onde também foi professor visitante entre os anos de 1991 e 1994.
É professor titular do Departamento de Física da UEM desde 1982. Tem experiência na área de Física Teórica, com ênfase em Equação de Estado, Equilíbrio de Fases e Transições de Fase, atuando principalmente nos seguintes temas: adsorção, cristais líquidos, teoria elástica-contínua, comportamento de sistemas amorfos a baixas temperaturas e transições de fase em fluidos complexos.
Ele é cidadão benemérito de Maringá e cidadão honorário de Toro, na Itália. Ganhou diversos prêmios, entre eles o Prêmio Studi Molisano San Giorgio, edição 2015. A carreira acadêmica é reconhecida internacionalmente, com 180 artigos publicados em periódicos em autoria e coautoria, sete livros e outras tantas contribuições em orientações e demais ações científicas.
Em fevereiro de 2018, publicou o livro Fractional Diffusion Equations and Anomalous Diffusion, pela Cambridge University Press. Na obra, divide a autoria com o colega físico Ervin Kaminski Lenzi, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Na sala da Câmara Municipal de Toro. Na parede, há um material celebrando o título de Cidadão Honorário que recebeu; à direita, no quadro em que aparece a letra "R", o fundo é uma textura de cristal líquido obtida em Maringá. Há uma poesia escrita por Evangelista em português e em italiano. À esquerda, em amarelo, o diploma com o título. O cartaz, em vermelho, mostra a programação de uma semana durante a qual ocorreram as solenidades.