Tools

Roberto Evangelista 23112018

Luiz Roberto Evangelista, do Departamento de Física, foi homenageado por sua representatividade acadêmica mundial

O professor do Departamento de Física da UEM (Universidade Estadual de Maringá), Luiz Roberto Evangelista, recebeu duas premiações italianas em novembro. Em ambas, o pesquisador é reconhecido pela comunidade italiana por sua representatividade acadêmica mundial.

O Prêmio Pitágoras de Samos é vinculado ao 30º Premio Anassilaos, da Associazione Culturale que concede, anualmente, prêmios em diversas áreas (artes, ensaios, economia, paz e ciência, entre outras). Patrocinado pela Regione Calabria, Regione Sicilia, Universidade de Reggio Calabria, Universidade de Messina, na Sicília, e pelo município de Reggio Calábria, que fica no Sul da Itália, o prêmio foi concedido pelo conjunto da obra como professor e pesquisador na área de física matemática. “Aquela região pertencia à antiga Magna Grécia e Samos é hoje um distrito de Reggio Calabria. Esse fato é muito emocionante, pois é a terra em que nasceu o matemático e filósofo Pitágoras, que me concede um prêmio com o seu nome,” diz Evangelista.

O professor da UEM recebeu, também, a indicação como Embaixador do Molise no Mundo. Trata-se de um prêmio oficial do governo italiano e será concedido em duas solenidades. “No dia 5 de dezembro, no município de Toro, do qual eu sou cidadão honorário e onde nasceram os meus ancestrais paternos, em sessão solene da Câmara Municipal, e no dia 6, pela Assembleia Legislativa do Molise, em Campobasso, que é a capital da região”. Haverá ainda sessão solene para festejar a Giornata dell’emigrazione molisana nel Mondo (dia da imigração molisana no mundo).

WhatsApp Image 2018 11 23 at 10.05.23

Luiz Roberto Evangelista possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1979), mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983) e doutorado em Física de Partículas pela Universidade de São Paulo (1988). O pós-doutoramento foi concluído no Politecnico di Torino, Itália (1989-1990), onde também foi professor visitante entre os anos de 1991 e 1994.

É professor titular do Departamento de Física da UEM desde 1982. Tem experiência na área de Física Teórica, com ênfase em Equação de Estado, Equilíbrio de Fases e Transições de Fase, atuando principalmente nos seguintes temas: adsorção, cristais líquidos, teoria elástica-contínua, comportamento de sistemas amorfos a baixas temperaturas e transições de fase em fluidos complexos.

Ele é cidadão benemérito de Maringá e cidadão honorário de Toro, na Itália. Ganhou diversos prêmios, entre eles o Prêmio Studi Molisano San Giorgio, edição 2015. A carreira acadêmica é reconhecida internacionalmente, com 180 artigos publicados em periódicos em autoria e coautoria, sete livros e outras tantas contribuições em orientações e demais ações científicas.

Em fevereiro de 2018, publicou o livro Fractional Diffusion Equations and Anomalous Diffusion, pela Cambridge University Press. Na obra, divide a autoria com o colega físico Ervin Kaminski Lenzi, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

WhatsApp Image 2018 11 23 at 10.08.53

Na sala da Câmara Municipal de Toro. Na parede, há um material celebrando o título de Cidadão Honorário que recebeu; à direita, no quadro em que aparece a letra "R", o fundo é uma textura de cristal líquido obtida em Maringá. Há uma poesia escrita por Evangelista em português e em italiano. À esquerda, em amarelo, o diploma com o título. O cartaz, em vermelho, mostra a programação de uma semana durante a qual ocorreram as solenidades.