PGM UEM

Inscrição é aceita apenas pela Internet; PGM, que oferece os cursos, recebe auxílio financeiro do governo, incluindo bolsas

Encerra-se, no dia 30 de novembro (sexta-feira), o prazo de inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), para ingresso em 2019.

Os interessados devem se inscrever somente pela Internet, por meio no Sistema de Inscrições Online disponível no site. Os cursos são oferecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento (PGM).

O candidato deve ter graduação em cursos de Engenharia Agronômica, Zootecnia ou Ciências Biológicas. Profissionais de áreas afins podem solicitar a inscrição em caráter condicional, sendo analisada, caso a caso, pelo Conselho Acadêmico. Os cursos têm a duração média de 24 meses para o mestrado e de 48 meses para o doutorado.

O PGM recebe auxílio financeiro, incluindo-se bolsas de estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Araucária, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e de outras empresas públicas e privadas.

Ao acessar o Sistema de Inscrições Online, o candidato encontrará as instruções e a relação de documentos necessários para a inscrição, além de outras informações. Recomenda-se o contato via e-mail com o possível orientador antes da efetivação da inscrição.

A seleção dos inscritos será feita pelo Conselho Acadêmico do PGM a partir da análise dos históricos escolares e dos currículos Lattes, conforme critérios estabelecidos para a seleção (www.pgm.uem.br/documento). O início das aulas está previsto para março de 2019.

O PGM é o único curso dessa especialidade na Região Sul do Brasil e, desde sua primeira avaliação (2004-2006), vem sendo qualificado como Programa de Excelência pela Capes, com Conceito 5.

Outras informações poderão ser obtidas no site do PGM, e-mail "sec-pgm@uem.br" ou na secretaria do Programa de Pós-Graduação, situada à avenida Colombo, 5.790, bloco J 45, 1° andar, sala 101, câmpus universitário, telefone (44) 3011-8984.