2018 10 29 Inauguracao Bloco 001 Ivaipora MG 1245 1Com a inauguração do primeiro bloco didático e administrativo, o Câmpus Regional do Vale do Ivaí agora tem sede própria

Galeria de Fotos

Em clima festivo, a inauguração do primeiro bloco da UEM no Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV), em Ivaiporã, foi realizada nesta segunda-feira, dia 29. Para Ricardo Alexandre Carminato, diretor do CRV, é um sonho que se concretiza. Afinal, foi uma espera de oito anos desde a criação do Câmpus.

A obras, de aproximadamente 1,2 mil m², estava paralisada desde 2014, tendo passado por processo administrativo que levou à quebra de contrato com a construtora. A retomada do prédio se deu em meados de 2017, com verba repassada pelo governo do Estado, proveniente da sobra de recursos da Assembleia Legislativa do Paraná, e ainda uma contrapartida da UEM. O custo final foi de pouco mais de R$ 1,2 milhão.

2018 10 29 Inauguracao Bloco 001 Ivaipora MG 1030O Bloco abriga cinco salas administrativas, biblioteca e oito salas de aula. Segundo Carminato a estrutura atende a necessidade atual do CRV acomodando os 250 alunos dos três cursos ofertados: História, Serviço Social e Educação Física. As salas são climatizadas e têm mobiliário novo, além de estrutura de multimídia.

Ainda que a entrega do bloco seja um importante passo para a consolidação do câmpus, há demandas a serem atendidas e nesse sentido o CRV deverá contar com um prédio de quatro andares. Os projetos já estão em fase de finalização e os recursos são provenientes de emenda parlamentar do deputado Sérgio Souza.

A expectativa é que a partir da estrutura ampliada novos cursos devem ser ofertados no câmpus de Ivaiporã. Sobre a inauguração do Bloco I-01 e a perspectiva de iniciar a construção de um novo prédio em 2019, o reitor Julio Damasceno disse que são indicativos da intenção da UEM. “A Universidade não está só de passagem em Ivaiporã. Viemos para fincar raízes”, disse.

Damasceno também disse que a relação estabelecida com a sociedade e as lideranças políticas locais muito tem contribuído para que o desenvolvimento da UEM.

O prefeito da cidade, Miguel Amaral, destacou o empenho de vários setores da sociedade para a conclusão da obra, ciente da importância da consolidação da Universidade para o desenvolvimento regional. Ele ainda fez questão de dar crédito ao trabalho do seu antecessor na prefeitura, Luis Carlos Gil.

2018 10 29 Inauguracao Bloco 01 Ivaipora MG 0733 25

Para Leonardo Roberto Souza Schuawb (foto acima), acadêmico do terceiro ano do curso de Educação Física e presidente do Centro Acadêmico, a vida universitária vai ganhar fôlego novo com esse espaço próprio. Segundo ele, no Colégio Estadual Barão do Cerro Azul, onde as aulas eram ministradas, essa convivência era mais difícil.

Leonardo também acredita que a concretização do câmpus ajude a atrair mais alunos para a Universidade.

A solenidade de inauguração na segunda-feira reuniu várias lideranças políticas locais e representantes da sociedade civil organizada. O vice-reitor, Ricardo Dias, também esteve presente, assim como o reitor na gestão 2014-2018, Mauro Baesso, que foi convidado a descerrar a placa de inauguração, que também leva seu nome, uma vez que quase todo o processo de seu na sua gestão.

O prefeito do câmpus, Carlos Augusto Tamanini, diretores da PCU, professores e acadêmicos também acompanharam a inauguração.

2018 10 29 Inauguracao Bloco 001 Ivaipora MG 1264

Acompanhe o vídeo da inauguração