Venezuelanos2

O evento teve por objetivo diminuir o preconceito e estimular a integração entre os imigrantes e a comunidade local

No dia 18 de outubro, o Departamento de Ciências Câmpus Regional de Goioerê (DCI), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizou uma recepção aos imigrantes venezuelanos. Além propiciar o contato direto com a comunidade, o evento teve como foco a integração entre a academia, comunidade local e os novos moradores.

A vinda dos estrangeiros ao município de Goioerê, no noroeste do Paraná, foi promovida por meio de intercâmbios culturais entre Brasil e Venezuela. No total são 16famílias sendo 35 adultos e 25 crianças.

Os venezuelanos dividiram experiências sobre costumes alimentares, história, religião e belezas naturais da Venezuela. Para incrementar a noite o evento também contou com apresentações culturais com a participação de crianças, além de um número musical com cantor venezuelano Juan Carlos Melendez.

A coordenação do evento ficou a cargo dos professores do DCI, Felipe Fontana e José Onésio. Além dos coordenadores, a mesa de honra foi ocupada por convidados estrangeiros como Joel Alonzo Moncana, Michel Roxana Vargas Hernandez, Juan Carlos Melendez, Vilse Vergara Calmanares, Daivelis Arianna Calzadilla Melchor.