odonto 3 23102018

A 11ª Regional de Saúde do Paraná (Campo Mourão) ficou em primeiro lugar

A segunda edição do  Prêmio Inovação da Gestão em Saúde Bucal ocorreu no dia 19 de outubro, no auditório do Bloco B-33, câmpus sede da UEM (Universidade Estadual de Maringá), durante o IV Encontro de Relatos de Experiências Exitosas da Qualificação da Gestão do SUS em Saúde Bucal. Os vencedores receberam certificados.

A 11ª Regional de Saúde do Paraná (Campo Mourão) ficou em primeiro lugar com o projeto "Estratificação de risco como recurso para organização da agenda odontológica", apresentado por Naira Priscila Bueno dos Santos, do município de Ubiratã.

Em segunda colocação, a experiência denominada "Odontologia e Gestação: a importância do pré-natal odontológico" foi apresentada por Giseli Wigeneski, de Salto do Lontra, da 8ª Regional de Saúde do Paraná (Francisco Beltrão). O terceiro lugar foi entregue ao trabalho “Telerregulação em Odontologia", apresentado por Viviane de Souza Gubert, de Curitiba, da 2ª Regional de Saúde do Paraná (Curitiba).

Houve ainda a menção honrosa à proposta “Intersetorialidade na promoção de saúde bucal em paciente com transtorno mental na ESF Jardim Araucária e CAPS II", apresentada por Talles Falleiros Lemos, de Guarapuava, da 5ª Regional de Saúde do Paraná (Guarapuava).

O Curso de Gestão em Saúde Bucal foi promovido pela UEM, sob a coordenação da Prof. Dra. Mitsue Fujimaki em parceria com as Regionais de Saúde e apoio financeiro do Ministério da Saúde. Este evento trouxe as experiências selecionadas nas regionais de saúde após a finalização do 4º Ciclo do Curso de Qualificação da Gestão do SUS em Saúde Bucal, iniciado em setembro de 2017, com a participação de 19 regionais de saúde e 158 municípios do Paraná.

“Os participantes tiveram a oportunidade de ouvir relatos de práticas inovadoras na gestão em saúde bucal, fruto de um diagnóstico criterioso da realidade local, estudo direcionado, planejamento em equipe e execução mesmo diante das dificuldades, o que certamente motivou e inspirou todos os presentes a melhorarem seu processo de trabalho”, afirmou Mitsue.

odonto 2 23102018

O evento reuniu trabalhos executados pelos participantes provenientes dos municípios de Curitiba (2ª Regional de Saúde), Guarapuava (5ª RS), Porto Vitória (6ª RS), Pato Branco (7ª RS), Salto do Lontra (8ª RS), Missal (9ª RS), Ubiratã (11ª RS), Umuarama (12ª RS), Maringá (15ª RS), Arapongas (16ª RS), Cambé (17ª RS) e Toledo (20ª RS).

Neste evento, foram homenageadas as Regionais que participaram de todos os ciclos (1º ciclo em 2012, 2º ciclo em 2013-2014, 3º ciclo em 2015-2016 e 4º ciclo em 2017-2018): 2ª Regional de saúde (Curitiba), 6ª Regional de Saúde (União da Vitória), 7ª Regional de Saúde (Pato Branco), 9ª Regional de Saúde (Foz do Iguaçu), 12ª Regional de Saúde (Umuarama), 15ª Regional de Saúde (Maringá) e 16ª Regional de Saúde (Apucarana).

odonto 23102018

Participaram da Comissão avaliadora os seguintes membros: o professor da Universidade de Brasília, Gilberto Alfredo Pucca Junior, o representante do Conselho Federal de Odontologia, Guilherme Fernandes Graziani, a coordenadora estadual de saúde bucal, Érika Feller, a professora do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e coordenadora do PMAQ-AB, Márcia Helena Baldani Pinto, a consultora do COSEMS, Maria da Penha Marques Sapata e a cirurgiã-dentista do Centro de Especialidades Odontológicas de Maringá, Silva Maria Piedade Damasceno.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv