Orrico abre

Durante o Enopat, ocorrido, na UEM, palestrantes e plateia discutiram o planejamento e a mobilidade urbana

Estudantes e consultores de instituições de ensino superior, empresas e de órgãos públicos debateram, ontem, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o planejamento da mobilidade e dos transportes no norte do Paraná, durante o 1º Encontro Norte-paranaense de Transportes (Enopat), dando um passo para tornar o evento de relevância regional, com palestras de impacto e apresentação de artigos científicos.

Organizado pelo Departamento de Engenharia Civil (DEC), da UEM, o Enopat ocorreu no anfiteatro do Bloco C-34, à noite, e, por meio de quatro palestras, promoveu a discussão sobre o planejamento e mobilidade urbana sustentável, visando incentivar acadêmicos, profissionais de engenharia, arquitetura, geografia e de áreas correlatas a propor soluções para problemas urbanos ligados ao transporte, à mobilidade, além dos impactos ambientais.

Orrico

O professor Rômulo Dante Orrico Filho (foto acima), coordenador do Programa de Engenharia de transportes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez a palestra de abertura. Doutor em urbanismo e ordenamento territorial pela Universidade de Paris, Orrico Filho foi autor do documento sobre Mobilidade Sustentável da RIO +20.

Tathyane Camara de Souza Amorim, gerente de Engenharia de Trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá (Semob), falou a respeito dos desafios diários no planejamento do transporte público e sobre as políticas locais para incentivo do uso das bicicletas.

2018 10 09 ENOPAT Engenharia Ciivil A096692

Os engenheiros Victor Eduardo Antunes, do Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER-PR) e Diogo Al-chueyr Martins Pereira, da Viapar (Rodovias Integradas S/A), falaram sobre os aspectos ambientais nas rodovias, planos de investimentos em infraestrutura e de logística e integração regional.

Orrico Filho permanece, hoje (10), na UEM, onde, a partir das 10 horas, no Bloco C-34, estará disponível para entrevistas com a imprensa. À tarde, ele visitará a Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá.