2018 10 09 Inauguracao da Central de Monitoramento MG 2314Com três mesas operadoras e captura de imagens de 159 câmeras de segurança, a Central fará a cobertura de todo o câmpus

Foi inaugurado, hoje (9/10) pela manhã, o Bloco B-10, onde está instalada a Central do Sistema de Monitoramento Inteligente da UEM (Universidade Estadual de Maringá)

Com nove monitores de 49 polegadas e três mesas operadoras com software de gerenciamento e captura de imagens, a Central fará a cobertura de todo o câmpus, com monitoramento 24 horas. As imagens ficam gravadas e armazenadas, por um período de 30 dias, em equipamentos próprios instalados no Núcleo de Processamento de Dados da UEM.

2018 10 09 Inauguracao da Central de Monitoramento MG 2241O reitor da UEM, Mauro Baesso, destacou que o projeto foi muito bem planejado. Uma equipe técnica deu suporte para a abertura do edital de licitação, detalhando quais equipamentos e tecnologia melhor atenderiam as especificidades da UEM. A empresa vencedora foi a Arrias & França Ltda.

Baesso também destacou que está em curso uma nova ação que terá um impacto positivo na gestão de segurança do câmpus. A referência é a instalação de lâmpadas LED na iluminação externa que será possível graças a um projeto de eficiência energética submetido à Copel. A troca, segundo Baesso, deve se dar dentro de cinco meses.

Sobre o Sistema de Monitoramento Inteligente que entrou oficialmente em atividade hoje na UEM, o vice-reitor Julio Damasceno disse que todo o processo foi realizado para garantir modernidade e eficiência e com isso o bom uso do dinheiro público.

O prefeito do câmpus, Carlos Augusto Tamanini, citou que o Sistema se soma a outras ações empreendidas na gestão da segurança, que inclui, por exemplo, construção de guaritas, reforço na iluminação e valorização do setor de vigilância.

Em todos os discursos o tom era de despedida e agradecimento, uma vez que hoje se encerra a atual gestão. Para além das homenagens, Tamanini adiantou que até o final do ano outras dez obras serão inauguradas, entre elas o chamado bloco dos cem novos leitos do Hospital Universitário, a Clínica Odontológica e o Centro de Treinamento de Handebol.

Planejamento estratégico

O Sistema de Monitoramento que entrou em funcionamento na UEM também engloba 159 câmeras de tecnologia IP que além da infraestrutura de rede têm imagens em alta definição. A distribuição das câmeras foi planejada a partir de um levantamento da Polícia Militar, feito no início de 2015, em conjunto com o setor de vigilância da UEM, que indicou as áreas mais vulneráveis.

Os pontos de monitoramento abrangem blocos didáticos, estacionamentos, portões de entrada e saída de pedestres e de veículos, anel viário e ainda áreas de grande aglomeração.

Os equipamentos foram distribuídos de forma a melhor atender às especificidades de cada local. Nesse sentido foram instaladas quatro câmeras Speed Dome em pontos estratégicos. Além do recurso de zoom potente e movimento panorâmico de 360 graus, este modelo garante uma visão mais ampla da área, movimentando-se em quase todas as direções rapidamente, podendo acompanhar o deslocamento das pessoas no percurso e, se necessário, focalizar qualquer atividade suspeita na rotina de vigilância.

Nos portões de entrada e saída foram colocadas um total de 15 câmeras que além de registrar as placas dos veículos que circulam pelo câmpus acompanham um software de identificação e análise que permite armazenar a informação no sistema e a verificação do dia e horário que o veículo entrou e saiu da UEM.

E nas cinco guaritas foram instalados monitores com cobertura por área a partir do acesso às imagens das câmeras mais próximas.

Custos

O custo total do sistema foi de R$ 2.006.088,30, ficando cerca de R$ 286.000,00 abaixo do preço estipulado no edital de abertura da licitação. “No certame, a proposta vencedora foi de R$ 1.896.306,00, no entanto foram necessários aditivos para atender adequações no sistema elétrico e ampliação no número de câmeras devido a abertura de novos portões”, destaca Ezeni Claro da Silva, diretora de Serviço e Manutenção.

Ela explica ainda que o contrato firmado com a empresa vencedora da licitação foi prevista a assistência técnica e manutenção dos equipamentos por um período de dois anos. Além disso, o sistema permite atender  novas demandas, a medida que comporta a integração de novas câmeras de segurança à Central de Monitoramento.

Veja a galeria de fotos clicando aqui.