convidados

Obra pode ser adquirida na Eduem

Cerca de 50 pessoas compareceram, na última quinta-feira (4), no auditório do Hospital Universitário Regional de Maringá para prestigiar o lançamento de dois volumes do livro Ações de Enfermagem na Central de Material e Esterilização. As obras são fruto de experiências de servidores do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) e do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (DEN/UEM).

O material foi escrito por 12 autores, sob a coordenação da professora do DEN, Lilian Denise Mai, e da enfermeira e coordenadora Central de Material e Esterilização, Célia Hisatugo Nishimura, junto com outros docentes, alunos e funcionários que atuam no HUM.

“A principal finalidade dos livros é a disponibilização de material didático para dar apoio a professores. A ideia é que possam ajudar na formação e atuação dos novos profissionais falando da experiência e da rotina da Central do HUM”, explicou Célia Nishimura.

marli e autoras

Evento - Durante o lançamento, a diretora de Enfermagem do Hospital, Marli Balan (na foto acima entre a professora Lilian Mai e Célia Nishimura), destacou a importância do registro das experiências do trabalho conjunto de diferentes categorias que atuam no HUM. “Agradeço as pessoas que se empenharam em descrever essas experiências, porque elas podem contribuir para a melhora do ensino e da assistência no nosso hospital”, declarou a diretora.

Em seguida, a enfermeira aposentada Inês Godói (foto abaixo), que participou da estruturação da Central de Materiais e Esterilização do HUM, fez uma retrospectiva da história da Central. “O setor cresceu muito não só em tecnologia, mas em conhecimento”, disse a enfermeira, que fez uma apresentação recheada de imagens e histórias curiosas.

godoi

Em seguida, os autores dos livros fizeram doações de volumes para as instituições que compareceram ao evento. Receberam exemplares: o diretor da UPA Zona Sul, Wellinton de Souza; a diretora da UPA Zona Norte, Viviane de Souza; a representante do Colégio Técnico Santa Maria Goretti, Tatiana Maria de Souza; a enfermeira da Santa Casa, Jamile Fernandes de Lima; e a enfermeira do Hospital Paraná, Graciela Takada. O Departamento de Enfermagem da UEM e a Biblioteca Setorial do HUM também foram contemplados com volumes obra.

Livro – Segundo a professora Lilian Mai, o volume I do livro Ações de Enfermagem na Central de Material e Esterilização trata da história, do processo da organização da Central, e toda a legislação envolvida. Já o volume II explica 30 procedimentos operacionais padrões rotineiros do setor.

A publicação é da Editora da UEM (Eduem) e faz parte da Coleção Fundamentum, volumes 124 e 125. Quem se interessar em adquirir pode entrar em contato direto com a editora, o site é o www.eduem.uem.br.